Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Lucro da Foxconn, fornecedora da Nvidia, supera expectativas com demanda por IA
Publicado 12/11/2025 • 07:29 | Atualizado há 2 meses
Cobre caminha para melhor ano desde 2009 com impulso da IA e temor de escassez
Atas do Fed revelam divisão de membros sobre corte de juros
EUA sancionam grupos estrangeiros ligados ao comércio de armas; veja países envolvidos
Vendas de Champagne disparam no Ano-Novo, mas denúncias trabalhistas pressionam o setor
De spa de dados a servidores no espaço: crise de energia redesenha a computação em nuvem
Publicado 12/11/2025 • 07:29 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
I-Hwa Cheng / AFP
Sede da Foxconn, também conhecida como Hon Hai Precision Industry, vista em Nova Taipei em 29 de maio de 2025.
A Foxconn, maior fabricante contratual de eletrônicos do mundo, informou nesta quarta-feira que seu lucro no terceiro trimestre cresceu 17% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pela expansão de seu negócio de servidores voltados à inteligência artificial.
Veja como a Foxconn se saiu no trimestre encerrado em setembro, em comparação com as estimativas da LSEG SmartEstimates — que dão mais peso às previsões dos analistas com histórico de maior precisão:
Leia também:
Formalmente conhecida como Hon Hai Precision Industry, a Foxconn é mais conhecida por ser a maior fabricante mundial dos iPhones da Apple, mas vem ampliando sua atuação em outros setores, incluindo o de inteligência artificial. A empresa fabrica racks de servidores projetados para cargas de trabalho de IA e se tornou uma parceira estratégica da norte-americana Nvidia, líder no mercado de chips de IA.
A companhia afirmou esperar que as operações no segundo semestre — tradicionalmente o período de pico — mantenham crescimento trimestral contínuo, citando o aumento nas remessas de servidores de IA e na demanda por produtos de tecnologia da informação e comunicação.
No entanto, a Foxconn alertou que a incerteza política e econômica global, juntamente com as flutuações cambiais, exigirá monitoramento constante.
A empresa relatou que seu segmento de “Nuvem e Redes” registrou forte crescimento anual, sustentado pela demanda por racks de servidores de IA.
Segundo Ivan Lam, analista sênior da Counterpoint Research, o negócio de fabricação de servidores da Foxconn vive atualmente uma fase de forte expansão, impulsionada pela demanda robusta.
De acordo com Lam, a Foxconn está aproveitando sua posição dominante na manufatura sob contrato para garantir pedidos atuais e futuros, adotando uma estratégia clara de “seguir o dinheiro”, que envolve abrir mão de parte dos pedidos de eletrônicos de consumo.
Ele acrescentou que a mudança da Foxconn em direção à fabricação de servidores de alto crescimento “está claramente valendo a pena”, mesmo que isso signifique reduzir parte de sua presença no segmento de eletrônicos de consumo em troca de um impulso mais sustentável no longo prazo.
Embora a volatilidade nos preços de componentes, as variações cambiais e os desafios logísticos possam pressionar as margens, Lam disse esperar que os resultados da Foxconn no quarto trimestre “permaneçam positivos”.
A fabricante de eletrônicos também informou que está fazendo parceria com Nvidia, Stellantis e Uber para desenvolver veículos autônomos de nível 4, que não exigem a presença de um motorista de segurança.
Recentemente, em 6 de novembro, a Foxconn assinou um memorando de entendimento com a Mitsubishi Electric para fornecer, em conjunto, soluções de centros de dados de IA com eficiência energética em escala global. Além dos data centers voltados à IA, as duas empresas planejam explorar novos modelos de negócios e soluções com base em suas capacidades tecnológicas e de conhecimento combinadas.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.