Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Importantes CEOs do setor imobiliário dizem que não há êxodo corporativo em Nova York após vitória de Mamdani
Publicado 14/11/2025 • 18:23 | Atualizado há 2 meses
Aliado sob pressão: por que a Rússia se importa com o risco de colapso do Irã
Airbnb contrata ex-chefe de GenAI da Meta como novo diretor de tecnologia
A cartilha de Trump sobre Groenlândia, Venezuela e Irã para enfrentar a China
Fim de subsídios do Obamacare já deixa milhões sem plano de saúde nos EUA; entenda
Ford amplia linha de SUVs de alto desempenho com modelo ‘mais acessível’
Publicado 14/11/2025 • 18:23 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Mamdani
Zohran Mamdani at a comedy show at Caveat in New York City. - Wikipedia
As declarações do prefeito eleito de Nova York, Zohran Mamdani, despertaram temores sobre uma possível saída de empresas e capitais da cidade. Mas dois dos nomes mais influentes do mercado imobiliário comercial afirmam que não há qualquer indício disso, com base no ritmo de locações e nos investimentos em novos edifícios — que não sofreram nenhum recuo desde que sua vitória se tornou provável, e muito menos após a confirmação oficial do resultado.
“Nova York está de volta”, disse Scott Rechler, CEO da RXR, durante a conferência Delivering Alpha, da CNBC. “Quem trabalha aqui e vive aqui sente a energia, tem convicção e todo o direito de ter.”
Segundo ele, CEOs de grandes companhias seguem se comprometendo com a cidade. “Estamos vendo um nível recorde de locações. E não é apenas para o ano que vem — estamos falando de 2028, 2030, 2032.”
“Vamos superar 40 milhões de pés quadrados em contratos de locação comercial assinados até o fim do ano. As empresas estão crescendo aqui”, reforça Bill Rudin. Desde a eleição de Mamdani, diz o executivo, não houve redução de reuniões com corretoras. “Ninguém colocou o lápis na mesa. Ninguém chamou caminhões de mudança. As companhias estão expandindo e ocupando mais espaço.”
Leia mais:
Quedas no setor imobiliário e no investimento assombram perspectiva econômica da China
Execuções hipotecárias nos EUA sobem 20% em outubro e acendem alerta de maior crise no mercado imobiliário
Investimentos de peso continuam avançando
Entre os exemplos que contradizem a tese de fuga corporativa está o bilionário Ken Griffin, fundador da Citadel Securities e voz frequente em debates políticos conservadores. Ele, Rudin e Steve Ross (Vornado Realty) estão iniciando as obras de um novo prédio de escritórios de 2 milhões de pés quadrados no número 350 da Park Avenue.
“Ken está totalmente comprometido e terá mais funcionários no 350 Park do que em Miami”, disse Rudin. Embora o projeto anteceda a ascensão de Mamdani, Rudin afirmou que eles protocolaram recentemente o pedido de licença de construção, e Griffin está “entusiasmado e bastante envolvido no projeto e desenvolvimento”.
A RXR também acaba de assinar um contrato de 300 mil pés quadrados com um grande escritório de advocacia que se mudará em 2029. Após a eleição, a firma retornou pedindo mais 200 mil pés quadrados.
O novo prédio do JPMorgan já demanda espaço para mais 5 mil funcionários, além dos 10 mil já previstos.
Rechler também destacou que sua empresa tem um inquilino âncora garantido para um projeto de 2,8 milhões de pés quadrados, que substituirá um hotel Hyatt em 2031-2032. “As pessoas acreditam em Nova York”, disse ele. A RXR possui US$ 7 bilhões em financiamento de projetos — algo que, segundo o executivo, só existe porque investidores confiam no futuro da cidade.
Demanda aquecida: urgência e contratos acelerados
Mesmo após a eleição de Mamdani, Rechler afirma que a palavra dominante no mercado de escritórios de alta qualidade é “urgência”. Ele relatou casos de empresas assinando contratos em 21 dias, quando normalmente levariam um ano.
“Nunca vi um pipeline tão grande no setor de escritórios”, afirmou. “A demanda dos inquilinos nunca foi tão forte”, disse e acrescentou: “As informações que estamos recebendo mostram que os ocupantes seguem procurando espaços de alta qualidade.”
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
O que muda para quem já tem visto válido, após EUA congelarem concessão de vistos do Brasil?
3
Como o Brasil pode ser afetado pelo congelamento de vistos dos EUA?
4
EUA suspendem processamento de vistos: Brasil está na lista
5
Banco Master: demora do FGC nos pagamentos é irregular pela lei? Entenda