CNBC
Paris Hilton durante a 11ª Cerimônia do Prêmio Revelação no Hangar Barker, em 5 de abril de 2025.

CNBCO critério ‘incontestável’ de Paris Hilton para contratar em sua marca global

Mundo

Trump muda posição e pede divulgação de documentos sobre Epstein

Publicado 17/11/2025 • 07:31 | Atualizado há 7 horas

KEY POINTS

  • “Os republicanos da Câmara devem votar pela divulgação dos arquivos de Epstein, porque não temos nada a esconder”, disse Trump em uma declaração no Truth Social.
  • A declaração ocorre após a divulgação, na semana passada, de e-mails pelo Comitê de Supervisão da Câmara, que mostraram Epstein e outras pessoas comentando sobre Trump.

IMAGO/MediaPunch via Reuters Connect

Imagem de arquivo - 10 de janeiro de 2024. O deputado dos Estados Unidos, Jared Moskowitz, democrata da Flórida, segura um painel com uma foto de Jeffrey Epstein e Donald Trump , durante uma reunião do Comitê de Supervisão e Responsabilidade da Câmara.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu no domingo (16) aos republicanos que votem a favor da divulgação de arquivos relacionados ao condenado por crimes sexuais Jeffrey Epstein, que faleceu, marcando uma mudança brusca em relação à resistência anterior dentro de seu círculo próximo.

“Os republicanos da Câmara devem votar pela divulgação dos arquivos de Epstein, porque não temos nada a esconder”, disse Trump em uma longa publicação em sua conta no Truth Social.

“E é hora de seguir em frente com essa farsa dos democratas, perpetrada por lunáticos da extrema esquerda, para desviar a atenção do grande sucesso do Partido Republicano, incluindo nossa recente vitória sobre o ‘shutdown’ dos democratas”, acrescentou.

O presidente afirmou ainda que o Departamento de Justiça já entregou “dezenas de milhares de páginas” sobre Epstein ao público e que autoridades estavam investigando “diversos operadores democratas”, como o ex-presidente Bill Clinton e seu ex-secretário do Tesouro, Larry Summers.

Um porta-voz de Clinton não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, após a publicação de Trump no Truth Social na madrugada.

A declaração de Trump surge em meio à crescente pressão sobre seus laços passados com Epstein, que morreu em aparente suicídio em agosto de 2019, após ser preso por acusações de tráfico sexual de menores.

A Câmara dos Representantes deve votar um projeto — defendido pelo republicano Thomas Massie e pelo democrata Ro Khanna — que exige a divulgação dos arquivos de investigação criminal sobre Epstein, prevista para ocorrer na terça-feira.

O Departamento de Justiça havia se recusado a tornar os materiais de investigação públicos, apesar de promessas anteriores da procuradora-geral Pam Bondi e de outros membros do governo Trump de fazê-lo.

No entanto, uma petição na Câmara reuniu apoio suficiente, incluindo aliados de Trump como as deputadas Nancy Mace e Lauren Boebert, para forçar a votação do projeto.

A ex-aliada de Trump e republicana Marjorie Taylor Greene também assinou a petição e criticou a relutância de Trump em liberar mais materiais do caso Epstein, gerando uma grande divergência com o presidente durante o fim de semana.

Em sua última mensagem no Truth Social, Trump afirmou que alguns “membros” do Partido Republicano estavam sendo “usados” e que o partido precisava “VOLTAR AO FOCO”.

Em outra publicação, no fim da noite de domingo, Trump citou Greene, chamando-a de “Traidora”. No sábado, Greene havia acusado o presidente de atacá-la como parte de esforços para “dar um exemplo” e “amedrontar todos os outros republicanos” antes da votação na Câmara sobre os arquivos de Epstein.

Trump nega ter tido conhecimento sobre o abuso de décadas de Epstein contra meninas e jovens e afirmou que os dois se desentenderam no início dos anos 2000.

No entanto, a Comissão de Supervisão da Câmara divulgou na semana passada milhares de e-mails que mostram Epstein e outros falando sobre Trump. Nos arquivos de e-mail, Epstein não acusa explicitamente Trump de qualquer ato ilícito ou ilegal.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;