CNBC

CNBCNova fase do GLP-1: comprimidos contra a obesidade avançam em 2026

Notícias do Brasil

Presidente do BRB é afastado como consequência de operação que prendeu chefe do Banco Master

Publicado 18/11/2025 • 08:34 | Atualizado há 2 meses

Presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, durante evento em Brasília.

Presidente afastado do BRB, Paulo Henrique Costa, durante evento em Brasília.

Reprodução

O presidente do BRB (Banco de Brasília), Paulo Henrique Costa, foi afastado do cargo nesta terça-feira (18), em consequência da Operação Compliance Zeroque resultou na prisão do presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro. O afastamento é inicialmente por 60 dias. Para ocupar a presidência, o governo do Distrito Federal indicou Celso Eloi de Souza Cavalhero.

O banco confirmou, em nota, que a decisão judicial que motivou a atuação da Polícia Federal (PF) em suas dependências determina, exclusivamente, o afastamento temporário do presidente e do diretor financeiro pelo prazo de 60 dias.

O BRB destacou ainda que segue operando normalmente, garantindo a continuidade integral dos serviços e a segurança das operações para clientes e parceiros. “A Instituição reafirma seu compromisso com a ética, a responsabilidade e a integridade na condução de suas atividades”, diz, em nota.

A instituição ressaltou que presta regularmente informações ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Banco Central do Brasil (BCB) sobre todas as operações relacionadas ao Banco Master.

Indicação de Celso Eloi

O governo do Distrito Federal indicou Celso Eloi para assumir a presidência do Banco de Brasília (BRB), com o objetivo de garantir a continuidade administrativa e financeira da instituição.

Servidor de carreira da Caixa Econômica Federal desde 1990, Eloi é superintendente da estatal em Brasília e tem experiência em gestão financeira pública, análise de risco, governança e operações bancárias. A indicação será enviada à Câmara Legislativa do Distrito Federal, conforme determina a Lei Orgânica.

Prisão de Vorcaro

A prisão de Vorcaro e dos demais diretores ocorreu horas depois do anúncio da compra do Banco Master pelo consórcio liderado pelo grupo de investimento Fictor Holding Financeira. O negócio prevê aporte imediato de R$ 3 bilhões e ainda depende de aprovação do Banco Central e do Cade.

Segundo a PF, a operação cumpre sete mandados de prisão e 25 de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal. Entre os alvos estão instituições financeiras suspeitas de produzir carteiras de crédito sem lastro.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;