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Acidente com caça indiano em Dubai expõe histórico ruim da Índia na aviação militar
Publicado 21/11/2025 • 14:41 | Atualizado há 1 hora
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Publicado 21/11/2025 • 14:41 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
Governo da Índia
Acidente com caça em Dubai amplia escrutínio sobre o Tejas
Um caça leve de combate Tejas, da Força Aérea Indiana (IAF), caiu durante uma demonstração no Dubai Airshow nesta sexta-feira (21), provocando a morte do piloto e reacendendo a preocupação global com o histórico de acidentes da Índia, considerado um dos mais graves entre grandes forças aéreas do mundo.
O acidente ocorreu por volta das 14h10 (horário local), no Aeroporto Al Maktoum. Testemunhas relataram que a aeronave perdeu altitude após uma manobra em baixa altura e atingiu o solo em alta velocidade, explodindo em chamas. Vídeos mostram a queda seguida por uma coluna de fumaça preta. Não houve vítimas no solo.
A IAF confirmou que o piloto — identificado pela imprensa local como Namansh Syal — sofreu ferimentos fatais e que um conselho de investigação será instaurado em conjunto com autoridades dos Emirados Árabes Unidos.
As equipes de emergência agiram rapidamente, e o local foi isolado. O acidente ocorreu em uma área afastada do público, durante uma das apresentações mais aguardadas do evento.

O HAL Tejas é o principal caça leve de fabricação indiana, desenvolvido desde os anos 1980 para substituir os antigos MiG-21 soviéticos. É um jato monomotor, multifunção, de geração 4.5 e design em asa delta. O primeiro voo ocorreu em 2001, e o modelo passou à operação em 2011.
O acidente em Dubai marca o segundo incidente com o Tejas em menos de dois anos. Em março de 2024, outra unidade caiu em Jaisalmer durante treinamento — naquela ocasião, o piloto conseguiu ejetar com segurança.
O incidente representa um golpe simbólico para a Índia. O Dubai Airshow é uma vitrine global para exportações militares, e o país tenta promover o Tejas como alternativa mais barata a caças europeus e americanos.
Embora o Tejas seja o centro das atenções no momento, especialistas destacam que o acidente se soma a uma longa lista de incidentes envolvendo a IAF.
Dados parlamentares compilados por analistas mostram que, nos últimos 30 anos, a Força Aérea Indiana registrou:
A maior parte das ocorrências envolve aeronaves antigas da era soviética — especialmente o MiG-21 e o Jaguar.
Nenhum outro modelo simboliza tanto a crise aeronáutica da Índia quanto o MiG-21. Introduzido na década de 1960, ele se tornou o primeiro caça supersônico do país e esteve envolvido em guerras e confrontos regionais.
Mas o jato também acumulou um histórico negativo:
O MiG-21 só foi totalmente aposentado em setembro de 2025, após seis décadas em operação — muito além de sua vida útil ideal.

A Índia é hoje o último país do mundo a operar o Jaguar, caça franco-britânico introduzido em 1979.
Segundo registros internacionais de segurança aérea, ao menos 12 aeronaves Jaguar caíram nos últimos 10 anos.
Nos últimos meses, mais três acidentes fatais reforçaram o alerta sobre o desgaste da frota.
A Índia tenta acelerar a modernização da frota — negociou a compra de 114 novos caças, encomendou mais de 170 unidades do Tejas e adquiriu Rafales franceses.
Mas atrasos crônicos em programas locais e barreiras políticas mantêm aeronaves antigas em operação por mais tempo do que o desejado.
Com o avanço tecnológico de China e Paquistão, a dependência de jatos da Guerra Fria é considerada por analistas um risco estratégico e humano.

O novo acidente coloca a aeronave no centro de um debate delicado:
Uma investigação irá avaliar a cadeia de fatores, mas o impacto político e comercial já está em curso.
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