Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Usina em Goiás terá silo gigante para armazenar etanol de milho
Publicado 27/11/2025 • 09:55 | Atualizado há 3 horas
Publicado 27/11/2025 • 09:55 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Divulgação Kepler Weber
A Kepler Weber assinou contrato com a São Martinho para construir uma unidade de armazenagem e beneficiamento de grãos em Montividiu, Goiás. A estrutura terá capacidade estática de 240 mil toneladas e funcionará como ponto de recepção, limpeza, secagem e estocagem do milho utilizado na produção de etanol da empresa.
O projeto prevê dois fluxos de recepção de 240 toneladas por hora e fluxo de expedição de 300 toneladas por hora. A unidade abastecerá a Unidade Boa Vista, planta de etanol de milho da São Martinho em Quirinópolis.
O cronograma começa pela fase de terraplenagem, seguida pelas etapas civil e mecânica. A previsão é que a operação tenha início em 2027. A execução será feita na modalidade “entrega 360”, modelo no qual a Kepler Weber assume a gestão completa do projeto e fornece todos os equipamentos envolvidos.
Segundo a empresa, o pacote inclui secadores KW Max e máquinas KW Select, além de rotas totalmente automatizadas. O projeto será desenvolvido com metodologia BIM, voltada para integração e acompanhamento técnico durante a obra.
A São Martinho afirma que a nova estrutura dará suporte ao abastecimento da Unidade Boa Vista e ampliará a previsibilidade operacional da cadeia de etanol de milho. A companhia observa ainda que o sistema cria flexibilidade logística para fornecedores e acompanha o aumento da demanda por biocombustíveis.
O crescimento dessa indústria ocorre em meio a uma expectativa de safra recorde de 141,1 milhões de toneladas de milho em 2024/25, segundo a Conab. O consumo interno projetado é de 90,6 milhões de toneladas, alta de 7,8% sobre o ciclo anterior, impulsionado pela expansão das plantas de etanol.
A Kepler Weber diz que a estratégia tem foco na integração entre armazenagem, logística e processamento industrial, em linha com a expansão das operações de biocombustíveis e do uso do milho como insumo.
Leia também:
Operação Poço de Lobato: esquema bilionário de combustíveis usava offshores e fundos para ocultar patrimônio
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Hapvida: após tombo, companhia anuncia recompra de ações; entenda o que isso significa
2
Entenda a crise do Grupo Mateus por trás de erro bilionário no balanço
3
SÉRIE EXCLUSIVA 4 – O escândalo Ambipar: aquisições desenfreadas e governança paralela impulsionaram derrocada da empresa
4
Grupo Mateus: os mistérios por trás do ajuste no balanço e quantos milhões a rede perdeu
5
Grupo Refit é alvo de megaoperação contra esquema bilionário de fraudes no setor de combustíveis