CNBC

CNBCTrump anuncia medida radical de imigração após ataque em Washington; entenda

Mundo

Novo projeto no Canadá visa transportar até 1 milhão de barris de petróleo por dia

Publicado 28/11/2025 • 08:37 | Atualizado há 24 minutos

KEY POINTS

  • A parceria pretende gerar "condições necessárias" de infraestrutura ao priorizar oleodutos, ferrovias, geração de energia, portos, além de uma rede de transmissão forte e integrada capaz de expandir a produção e o transporte de recursos naturais no oeste do Canadá.
  • Somente os oleodutos devem permitir o transporte de pelo menos 1 milhão de barris por dia, com rota que aumente o acesso de compradores da Ásia às exportações.
  • Outras obras incluem a construção de um projeto de captura, utilização e armazenamento de carbono, com o objetivo de tornar o petróleo produzido na região "um dos barris com menor intensidade de carbono produzidos no mundo".

Jared Grove / Wikimedia Commons

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, firmou nesta quinta-feira (27/11) um acordo com a província canadense de Alberta para impulsionar a produção energética do país, sob objetivo de construir oleodutos para levar commodities do país à mercados do continente asiático, segundo memorando divulgado no site do governo.

Os dutos ligariam as regiões produtoras de petróleo e gás aos principais portos da costa oeste, além de portos secos, para fazer a integração com ferrovias.

A parceria pretende gerar “condições necessárias” de infraestrutura ao priorizar oleodutos, ferrovias, geração de energia, portos, além de uma rede de transmissão forte e integrada capaz de expandir a produção e o transporte de recursos naturais no oeste do Canadá.

Somente os oleodutos devem permitir o transporte de pelo menos 1 milhão de barris por dia, com rota que aumente o acesso de compradores da Ásia às exportações. O Canadá se comprometeu em declarar a obra como projeto de “interesse nacional” e submetê-lo para aprovação até 1º de julho de 2026, segundo o documento.

Outras obras incluem a construção de um projeto de captura, utilização e armazenamento de carbono, com o objetivo de tornar o petróleo produzido na região “um dos barris com menor intensidade de carbono produzidos no mundo”.

Além disso, o desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial (IA) também é visado, com a expansão da capacidade computacional para o setor.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;