CNBC
espaço aéreo

CNBCCostco nomeia Gina Raimondo para o conselho após ação contra tarifas de Trump

Notícias do Brasil

Impasse no STF adia acordo entre Eletrobras e União

Publicado 04/12/2025 • 21:31 | Atualizado há 24 minutos

KEY POINTS

  • STF está dividido em 5 a 4 sobre a homologação integral do acordo entre União e Eletrobras; julgamento foi suspenso e será decidido pelo voto de Luiz Fux em 11 de dezembro
  • O acordo prevê que a União indique 3 dos 10 conselheiros e 1 dos 5 membros do conselho fiscal, em troca de não contestar mais o voting cap de 10%
  • A divergência, liderada por Alexandre de Moraes, questiona cláusulas do acordo que tratam de temas fora do escopo da ADI, como Eletronuclear, Angra 3 e regras societárias pós-privatização.

Divulgação.

A Eletrobras adotou o nome AXIA Energia, consolidando-se como a maior geradora de energia renovável do Hemisfério Sul.

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (4) o julgamento que vai decidir se homologa ou não o acordo firmado entre a União e a Eletrobras, hoje Axia Energia, após a desestatização da companhia.

O placar está 5 a 4 a favor da homologação integral, mas a análise foi novamente interrompida, desta vez pela ausência do ministro Luiz Fux, cujo voto deve definir o desfecho na próxima sessão, marcada para 11 de dezembro.

Leia mais:
Eletrobras vai mudar nome para AXIA Energia e tickers na bolsa passarão a ser AXIA3 e AXIA6
Eletrobras usa IA do Google Cloud para prever clima e melhorar operação de energia

O caso foi levado ao STF pela Advocacia-Geral da União (AGU) na ADI 7.385, que questiona um ponto específico da Lei 14.182/2021: o voting cap, dispositivo que limita a 10% o poder de voto de qualquer acionista, independentemente do tamanho da participação. Para a AGU, a regra foi criada com o objetivo de restringir exclusivamente o poder da União, a única acionista com participação superior a esse teto.

A partir de determinação do relator, ministro Nunes Marques, União e Eletrobras negociaram um termo de conciliação via Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF). O acordo aprovado pelos acionistas prevê que o governo poderá indicar 3 dos 10 membros do Conselho de Administração e 1 dos 5 integrantes do Conselho Fiscal. Em troca, a União se compromete a não contestar mais o voting cap.

Nunes Marques votou pela homologação integral do termo, sendo acompanhado por Cristiano Zanin, André Mendonça, Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

A divergência foi aberta nesta quinta pelo ministro Alexandre de Moraes, que defendeu uma homologação parcial. Para ele, o STF não pode validar cláusulas que extrapolam o objeto da ADI, como temas relativos à Eletronuclear, à renegociação de Angra 3 ou a regras societárias pós-privatização. Cármen Lúcia, Edson Fachin e Flávio Dino acompanharam Moraes.

O que prevê o acordo

Pelos termos negociados, a União passa a ter 3 assentos fixos no conselho de administração da companhia, além de participação no conselho fiscal. Em contrapartida, aceita não voltar a questionar o limite de 10% de poder de voto, condição imposta durante a capitalização da Eletrobras em 2022.

Para a empresa, o acordo traz previsibilidade ao encerrar um impasse jurídico que pressionava o valor de mercado e cria segurança jurídica em relação à Eletronuclear. Embora a estatal nuclear tenha sido segregada no processo de privatização, a Eletrobras manteve cerca de 33% do capital da empresa.

Leia mais:
Apesar do prejuízo no 2º trimestre, Eletrobras vai pagar R$ 4 bilhões em dividendos
Venda da Eletronuclear: Eletrobras busca economia; J&F aposta em demanda por IA

O acordo reduz significativamente a exposição da Axia a obrigações futuras em Angra 3 e reorganiza sua participação minoritária na Eletronuclear, sem novos aportes bilionários para expansão nuclear.

A definição final depende do voto de Fux, que poderá consolidar maioria pela homologação integral ou ampliar o bloco favorável à solução parcial.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;