CNBC
Meta.

CNBCMeta enfrenta investigação antitruste na Europa por política de IA do WhatsApp

Empresas & Negócios

Petrobras pode assumir operação da Braskem; entenda

Publicado 06/12/2025 • 12:24 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou que é “possível” a estatal assumir a operação da Braskem, caso haja mudança no acordo de acionistas, mas destacou que o tema ainda está em discussão e não há decisão tomada
  • A Petrobras espera concluir ainda este ano um novo acordo societário com a Novonor, enquanto a ex-Odebrecht negocia vender parte relevante de sua fatia na petroquímica para a IG4 Capital para reduzir dívidas bilionárias
  • A eventual entrada da IG4 depende de aval da Petrobras e da definição de um novo acordo de acionistas; Magda diz que as tratativas avançam, mas que ainda há “questões societárias a serem ajustadas”
Magda Chambriard, presidente da Petrobras

Magda Chambriard, presidente da Petrobras

Rafael Pereira/Agência Petrobras

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou nesta sexta-feira (5) que a estatal considera ser “possível” assumir a operação da Braskem, caso o novo acordo de acionistas altere a estrutura de governança da petroquímica.

A declaração ocorre em meio à insatisfação da petroleira com o atual arranjo, que limita o poder de decisão da estatal na empresa, da qual é uma das principais sócias.

Leia mais:
Lenovo fecha novo contrato com a Petrobras e busca ganhar mercado de informática no Brasil
Petrobras e Shell arrematam áreas do pré-sal na Bacia de Santos

Durante evento na sede da Firjan, no Rio de Janeiro, Magda destacou que “esse é um assunto em discussão, que não está fechado, então qualquer coisa que eu diga a esse respeito não seria mais do que especulação.” A executiva também disse que há “sinergias” entre a operação petroquímica e a atividade de uma petroleira, sugerindo alinhamento estratégico caso a Petrobras venha a ter protagonismo na gestão.

Negociações avançam para novo acordo societário

Magda afirmou esperar que ainda este ano seja concluído um novo acordo de acionistas entre Petrobras e Novonor (ex-Odebrecht), controladora da Braskem. Segundo ela, as conversas estão evoluindo.

Ao mesmo tempo, a Novonor negocia a venda de uma parte significativa de sua participação na petroquímica para a gestora IG4 Capital, numa tentativa de reduzir dívidas bilionárias. A operação depende de aval da Petrobras e da aprovação de um novo acordo de acionistas que incorpore a eventual entrada de IG4 no bloco de controle.

Leia mais:
Petrobras entrega primeiro combustível sustentável de aviação produzido no Brasil
Petrobras vai aprovar projeto de transição energética até o fim do ano, diz Chambriard

Credores da Novonor esperam que o acordo com a IG4 seja assinado na próxima semana. Magda reconheceu avanços nas tratativas, mas reforçou que o desfecho ainda não está garantido: “Temos ainda algumas questões societárias a serem ajustadas”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Empresas & Negócios

;