Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Produção industrial da Alemanha dispara e sinaliza início de processo de recuperação
Publicado 08/12/2025 • 08:02 | Atualizado há 2 meses
ALERTA DE MERCADO:
Ibovespa B3 renova recorde aos 177 mil pontos
Publicado 08/12/2025 • 08:02 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Sven Maletzki / HZB
A produção industrial alemã disparou inesperadamente em outubro, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira, sendo o sinal mais recente de que a maior economia da Europa, assolada por crises, pode estar iniciando uma recuperação. A produção das fábricas subiu 1,8% na comparação mensal, segundo dados preliminares da agência federal de estatísticas Destatis, após uma alta de 1,1% em setembro.
O resultado positivo, impulsionado pelos setores de construção e de máquinas, foi muito melhor do que a queda de 0,55% prevista por analistas consultados pela empresa de dados financeiros FactSet.
Foi a primeira vez desde o início de 2024 que a produção industrial alemã aumentou por dois meses consecutivos, observou o economista do ING, Carsten Brzeski. “O segundo aumento mensal consecutivo sugere que a produção industrial finalmente atingiu o fundo do poço”, disse ele.
No entanto, o Ministério da Economia alemão adotou um tom mais cauteloso, observando que as encomendas domésticas estavam fortes, mas a demanda externa permanecia fraca. “Apesar da tendência de produção predominantemente positiva em setembro e outubro, não se espera nenhuma recuperação notável na atividade industrial no final do ano”, alertou o ministério em comunicado.
Leia mais:
Alemanha: PPI tem queda de 1,8% na comparação anual em outubro; custo do gás natural despenca
Segundo a Destatis, a produção no setor de construção subiu 3,3% em outubro e, na fabricação de máquinas e equipamentos, a alta foi de 2,8%. Por outro lado, houve uma queda de 1,3% no setor automotivo, que foi duramente atingido pela crise.
O aumento de outubro foi o sinal positivo mais recente depois que as encomendas industriais — um indicador da atividade empresarial futura — dispararam no mesmo mês, impulsionadas pela forte demanda por produtos de defesa em meio ao rearmamento da Alemanha.
O chanceler Friedrich Merz aumentou drasticamente os gastos públicos em defesa e infraestrutura para fazer a economia girar novamente após dois anos de recessão, embora enfrente críticas de que o processo está lento.
O governo alemão prevê que a economia registrará um crescimento modesto de 0,2% em 2025, antes de ganhar velocidade em 2026 com o impulso desse aumento de gastos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Foguete SLS da Nasa leva astronautas de volta à Lua após 54 anos
2
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
3
Reservas de água doce da Groenlândia são vistas como “capital congelado”
4
Banco do Brasil adota postura cautelosa para dividendos
5
Mastercard amplia participação no BRB; veja como a empresa chegou a 6,93% do banco