Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Negociações Rússia-Ucrânia impactam em bolsas da Europa; entenda
Publicado 16/12/2025 • 15:29 | Atualizado há 2 dias
Amazon anuncia saída de chefe de IA; veja quem vai assumir cargo
Tesouro dos EUA confirma apoio de Ray Dalio às contas Trump para crianças
Na disputa pelo Fed, Waller promete defender independência do Banco Central diante de Trump
Conselho da Warner Bros. Discovery rejeita oferta da Paramount e afirma a acionistas que acordo com a Netflix é superior
Exclusivo CNBC: fundador da Ben & Jerry’s diz estar alarmado com mudanças no conselho da Magnum
Publicado 16/12/2025 • 15:29 | Atualizado há 2 dias
KEY POINTS
Eric Piermont/AFP
Bolsas da Europa fecharam em queda novamente
As bolsas da Europa caíram nesta terça-feira (16), marcadas pela cautela dos investidores à espera de indicadores e decisões de política monetária.
O foco recaiu sobre o relatório payroll nos Estados Unidos, que não minou a chance de manutenção de juros em janeiro, além de desdobramentos ligados às negociações para um possível acordo de paz entre Rússia e Ucrânia, que pressionaram o setor de defesa e energia.
No noticiário macroeconômico, indicadores mistos ajudaram a explicar o desempenho desigual das praças. O PMI composto preliminar da zona do euro caiu mais do que o esperado em dezembro.
Na Alemanha, a desaceleração do PMI contrastou com a melhora do índice de expectativas ZEW. Já no Reino Unido, o avanço do desemprego reforçou apostas de corte de juros pelo Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) nesta semana.
Leia mais:
Bolsas da Ásia fecham em queda após dados da China e Vanke cede com rejeição a prazo para títulos
Para o ICAEW, “a velocidade preocupante de deterioração do mercado de trabalho britânico torna um corte de juros na quinta-feira praticamente inevitável“. Já nos EUA, o payroll divergente de novembro, com alta na criação de vagas, mas também aceleração do desemprego, ajudou a aumentar a pressão sobre as bolsas europeias.
Entre as ações, papéis de defesa tiveram forte queda após avanços nas conversas para encerrar o conflito no Leste Europeu, fazendo o subíndice do setor recuar cerca de 2,5%; a sueca Saab caiu quase 5%. No setor de energia, ações como Shell (-2,76%) e BP (-3,54%) cederam, acompanhando a forte queda do petróleo com a perspectiva de um acordo de paz e fazendo o subíndice energético recuar 1,55%.
Entre outros destaques, a Kering subiu 1,41% em Paris após receber recursos com a venda de participação em um ativo imobiliário na Quinta Avenida. Já a BMW caiu 1,16% em Frankfurt, após propor a conversão de todas as suas ações preferenciais em ações ordinárias.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Família de Chorão perde direitos sobre a marca Charlie Brown Jr.; entenda as consequências
2
Série especial: dívida bilionária nas estatais vira novo risco fiscal para o Brasil
3
EXCLUSIVO: Falta de higiene e estrutura sanitária. Um ano após escândalo de trabalho escravo, funcionários fazem manifestações em fábrica da BYD na Bahia
4
Flamengo é vice-campeão da Copa Intercontinental; veja quanto vale o prêmio do 2º lugar
5
Mega da Virada: como funciona o bolão da loterias caixa?