CNBC

CNBCCom troféus, ativações e um Cadillac gigante, por que a LEGO está dobrando a aposta na Fórmula 1

Notícias do Brasil

Poder Executivo sanciona reajuste para o Judiciário a partir de 2026; veja de quanto foi o aumento

Publicado 22/12/2025 • 10:43 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Lula sancionou o reajuste de 8% para servidores do Judiciário em 2026, mas vetou os aumentos que estavam previstos para os anos de 2027 e 2028.
  • O governo justificou o veto com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, alegando que o projeto original criava despesas obrigatórias para gestões futuras após o fim do mandato.
  • Com a decisão, a continuidade dos reajustes escalonados depende agora da análise do Congresso Nacional, que possui o poder de manter ou derrubar os vetos presidenciais.
Martelo de juiz sob monte de notas de dinheiro. O que é liquidação extrajudicial? Entenda regime que parou o Banco Master. Imagem: Freepik.

O que é liquidação extrajudicial? Entenda regime que parou o Banco Master. Imagem: Freepik.

O que é liquidação extrajudicial? Entenda regime que parou o Banco Master. Imagem: Freepik.

O presidente Lula sancionou o reajuste salarial dos servidores do Poder Judiciário previsto para 2026, mas vetou os aumentos programados para 2027 e 2028. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O projeto aprovado pelo Congresso Nacional previa um reajuste de 8% nos salários do Judiciário a partir de julho de 2026, com percentuais iguais estabelecidos para julho de 2027 e julho de 2028. O presidente manteve apenas o aumento referente a 2026, vetando as parcelas seguintes.

Na justificativa do veto, o Palácio do Planalto afirmou que a proposta contraria a Lei de Responsabilidade Fiscal ao criar despesa com pessoal a ser executada após o fim do mandato presidencial. O texto cita o artigo 21, caput, inciso IV, alínea b, da Lei Complementar nº 101, de 2000, que estabelece:

“É nulo de pleno direito o ato que provoque aumento da despesa com pessoal e não atenda: (…) IV – ao disposto no inciso II do art. 169 da Constituição Federal, e que resulte em aumento da despesa com pessoal nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato do titular do respectivo Poder ou órgão”.

Leia também:

Segundo o governo, ao prever reajustes escalonados para 2027 e 2028, a proposta acabaria por comprometer orçamentos de gestões futuras, o que é vedado pela legislação fiscal em vigor.

Com a sanção parcial, fica garantido apenas o reajuste de 8% em 2026. Os aumentos previstos para os dois anos seguintes só poderão ser retomados caso o Congresso Nacional decida derrubar os vetos presidenciais em votação posterior.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;