CNBC
Turistas tirando fotos durante a viagem

CNBCAntiturismo, bem-estar e IA: 5 tendências que devem moldar as viagens em 2026

Notícias da política brasileira

Em carta, Bolsonaro confirma o filho Flávio pré-candidato a presidente; após cirurgia, Jair volta ao quarto e se recupera

Publicado 25/12/2025 • 15:32 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • O texto foi lido pelo próprio Flávio pouco antes da cirurgia de hérnia inguinal a que o ex-presidente foi submetido nesta quinta-feira (25) no Hospital DF Star, em Brasília
  • Cirurgia ocorreu sem nenhuma intercorrência. Bolsonaro já está acordado e já foi levado ao quarto. Médico disse que o presidente já está falando normalmente.
  • A recuperação de Bolsonaro deve durar de cinco a sete dias.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou, em carta escrita a próprio punho, que seu filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), será seu pré-candidato às eleições presidenciais do próximo ano. O texto foi lido pelo próprio Flávio pouco antes da cirurgia de hérnia inguinal a que o ex-presidente foi submetido nesta quinta-feira (25) no Hospital DF Star, em Brasília.

Leia mais:

Cirurgia de Bolsonaro termina sem intercorrências e equipe aguarda recuperação

Na carta, Bolsonaro escreve que enfrentou “duras batalhas pagando um preço alto com minha saúde e família para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil”.

No que classifica ser um “cenário de injustiça” e com o objetivo de “não permitir que a vontade popular seja silenciada”, ele diz indicar então Flávio como pré-candidato à presidência da República em 2026.

“Entrego o que há de mais importante na vida de um pai, o próprio filho, para a missão de resgatar o nosso Brasil”, escreveu o ex-presidente, que está preso na superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Realizada no dia de Natal e pouco antes da cirurgia, a leitura da carta já começou a movimentar as redes sociais. Flávio tem participado de encontros com empresários e banqueiros em busca de apoio a sua candidatura.

Parte da centro-direita tinha a expectativa sobre a candidatura de outros nomes desse campo político – o principal deles é o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Leia abaixo a íntegra do texto:

“CARTA AOS BRASILEIROS

Ao longo da minha vida tenho enfrentado duras batalhas, pagando um preço alto, com minha saúde e família, para defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil.

Diante desse cenário de injustiça, e com o compromisso de não permitir que a vontade popular seja silenciada, tomo a decisão de indicar o Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência da República em 2026.

Entrego o que há de mais importante na vida de um pai: o próprio filho para a missão de resgatar o nosso Brasil. Trata-se de uma decisão consciente, legítima e amparada no desejo de preservar a representação daqueles que confiaram em mim.

Ele é a continuidade do caminho da prosperidade que iniciei bem antes de ser Presidente, pois acredito que precisamos retomar a responsabilidade de conduzir o Brasil com justiça, firmeza e lealdade aos anseios do povo brasileiro.

Que Deus o abençoe e o capacite na liderança dessa corrente de milhões de brasileiros que honram a Deus, a Pátria, a Família e a Liberdade.

Brasília, 25 de dezembro de 2025.

JAIR MESSIAS BOLSONARO”

Estado de saúde

O médico-cirurgião Cláudio Birolini, que conduziu a cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para tratar uma hérnia inguinal bilateral, afirmou que o procedimento “transcorreu de acordo com o previsto” e foi concluída sem intercorrências. As declarações ocorreram em entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira, 25, junto ao cardiologista Brasil Caiado.

“O procedimento cirúrgico realizado hoje ocorreu de acordo com o previsto”, declarou. “O presidente tinha uma hérnia que a gente chama do tipo misto, era uma hérnia direta e indireta. Foi corrigida”, afirmou.

Segundo o cirurgião, o procedimento ocorreu sem nenhuma intercorrência. Bolsonaro já está acordado e já foi levado ao quarto. Birolini disse que o presidente já está falando normalmente.

De acordo com os médicos, a recuperação de Bolsonaro deve durar de cinco a sete dias. Nos próximos dias, os cuidados estarão voltados para analgesia, fisioterapia e profilaxia. Ao longo da internação, Birolini disse considerar pedir para que Bolsonaro repita uma endoscopia.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira

;