Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Como tirar a CNH sem autoescola? Veja passo a passo do novo modelo
Publicado 02/01/2026 • 14:25 | Atualizado há 4 horas
Gigante eólica entra na Justiça contra governo Trump após prejuízo bilionário; entenda
No Vale do Silício da China, Hangzhou desenvolve robôs e apps avançados ao mesmo tempo
Stellantis relança picape Ram TRX V-8 em meio à desregulamentação; veja valor
Veja quem foram os vencedores e perdedores dos mercados de ações globais em 2025
Políticos dos EUA se manifestam contra o boom da IA; saiba por que isso é ruim para a indústria
Publicado 02/01/2026 • 14:25 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil
Como tirar a CNH sem autoescola? Veja passo a passo do novo modelo
Os candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já podem iniciar e acompanhar todo o processo pelo aplicativo CNH do Brasil, plataforma oficial do Ministério dos Transportes.
A ferramenta digital, liberada desde 2025, centraliza requerimento, curso teórico gratuito, acompanhamento de etapas e acesso à versão eletrônica do documento, com o objetivo de tornar o procedimento mais simples, transparente e acessível em todo o País, de acordo com a publicação realizada pelo Ministério dos Transportes.
O aplicativo CNH do Brasil está disponível gratuitamente para Android e iOS, quem já utiliza a Carteira Digital de Trânsito deve apenas atualizar o app. O acesso é feito com a conta gov.br, que permite a identificação automática de quem ainda não possui habilitação.
Leia também: Aplicativo CNH do Brasil: plataforma chega a 19 milhões de usuários
Ao entrar na área “Condutor”, o sistema oferece a opção de abertura do requerimento da primeira habilitação. Os dados pessoais são importados da base federal e precisam apenas ser conferidos.
Em seguida, o candidato escolhe a categoria desejada, carro, moto ou ambas, e o Estado onde realizará os exames e a emissão do documento.
Uma das principais mudanças é a oferta do curso teórico gratuito pelo próprio Ministério dos Transportes. O conteúdo é totalmente on-line e aborda temas como legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e meio ambiente.
As aulas são apresentadas em diferentes formatos, incluindo vídeos, podcasts e materiais complementares. Ao final, o candidato pode fazer um simulado nos moldes da prova oficial do Detran.
Leia também: CNH fica até 80% mais barata: veja as 5 principais mudanças que já estão valendo
Concluído o curso, o certificado é emitido automaticamente e registrado no Sistema Nacional de Trânsito, sem necessidade de validação presencial.
O aplicativo permite acompanhar todas as fases do processo em um único ambiente digital. Na área “Condutor”, o usuário visualiza o que já foi concluído e o que ainda falta, como coleta biométrica, exames médicos e psicológicos, prova teórica, curso prático e exame de direção.
Leia também: CNH fica mais barata esta semana? Entenda como as novas regras podem reduzir o valor em até 80%
As informações são atualizadas em tempo real, o que reduz a necessidade de consultas presenciais e dá mais previsibilidade ao candidato.
Após concluir o curso, o candidato deve agendar o exame teórico junto ao Detran do Estado escolhido, a prova mantém o formato tradicional, com 30 questões de múltipla escolha.
Para aprovação, é preciso acertar pelo menos 20. Assim que o resultado é divulgado, o status é automaticamente atualizado no aplicativo.
Com a aprovação na etapa teórica, o candidato pode iniciar o curso prático de direção veicular. A escolha da autoescola ou do instrutor deve ser feita entre os profissionais credenciados pelo Detran estadual. Após o cumprimento da carga horária exigida, o sistema registra a conclusão.
Leia também: Qual estado tem o IPVA mais caro em 2026? Veja valores
O exame prático é a última etapa, a avaliação considera manobras, domínio do veículo e condução segura no trânsito. A aprovação autoriza a emissão da Permissão para Dirigir.
A Permissão para Dirigir, válida por um ano, fica disponível no próprio aplicativo CNH do Brasil. A versão digital da habilitação pode ser acessada na opção “Ver Habilitação” e baixada no celular.
A CNH eletrônica tem a mesma validade jurídica do documento impresso e pode ser apresentada mesmo sem conexão com a internet.
Leia também: Entenda a proposta que retira exigência de autoescola para tirar CNH
O Ministério dos Transportes recomenda atenção a alguns pontos durante o processo. É fundamental verificar se a autoescola e o instrutor são autorizados pelo Detran, acompanhar os custos das etapas que não são gratuitas, manter os dados cadastrais atualizados e encarar o aprendizado com foco na segurança no trânsito.
Leia também: Qual estado tem o IPVA mais barato em 2026? Veja taxas
Com a digitalização da CNH, o governo aposta em mais eficiência e menos burocracia para quem busca a primeira habilitação no Brasil.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Mega da Virada 2025: qual o prêmio para quem acertou 5 números?
2
Mega da Virada 2025: qual o prêmio para quem acertou 4 números?
3
O que é o Centauro II-BR, blindado que o Exército vai usar na proteção das fronteiras
4
Supercopa 2026: Brasília é escolhida como sede de duelo entre clubes mais valiosos do país
5
Ações da controladora da Nexperia sobem 6% com Pequim sinalizando o degelo nas tensões com a Holanda