CNBC

CNBCMonetizadores versus fabricantes: como o mercado de IA pode se fragmentar em 2026

Notícias da política brasileira

Após cirurgia de hérnia, Bolsonaro passa por novo procedimento para tratar soluços

Publicado 27/12/2025 • 15:43 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • O ex-presidente Jair Bolsonaro retornou ao centro cirúrgico neste sábado (27) para a realização de um novo procedimento médico.
  • O objetivo da cirurgia é solucionar um quadro de soluços persistentes que, segundo a família, já dura nove meses.
Foto de Bolsonaro

Evaristo Sá/AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro retornou ao centro cirúrgico neste sábado (27) para a realização de um novo procedimento médico. A informação foi confirmada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o filho Carlos Bolsonaro em suas redes sociais.

O objetivo da cirurgia é solucionar um quadro de soluços persistentes que, segundo a família, já dura nove meses.

Leia também: Cirurgia de Bolsonaro termina sem intercorrências e equipe aguarda recuperação

Desta vez, a equipe médica realizou o chamado bloqueio do nervo frênico. O procedimento consiste em reduzir temporariamente a atividade do nervo responsável por controlar o diafragma. Na prática, a técnica é utilizada para interromper crises de soluços que não cedem com tratamentos convencionais, devolvendo o conforto respiratório ao paciente.

“O meu amor acabou de ir para o centro cirúrgico para realizar o bloqueio do nervo frênico. Peço que intercedam em oração por mais esse procedimento, para que seja exitoso e traga alívio definitivo. Já são nove meses de luta e de angústia com soluços diários”, escreveu Michelle.

“Meu pai volta à mesa de cirurgia novamente! Meu irmão, Renan Bolsonaro, está aguardando no hospital para mais informações, pois não é possível visita de mais de um filho no mesmo horário. Para que isso, Meu Deus?! [Sic]”, escreveu Carlos.

Este é o segundo procedimento ao qual o ex-presidente é submetido em menos de uma semana. Na última quinta-feira (25), Bolsonaro passou por uma cirurgia de correção de uma hérnia inguinal bilateral, operação que teve duração aproximada de 3h30.

O procedimento foi autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, depois de análise de laudos elaborados por médicos da Polícia Federal. Segundo os relatórios, embora a condição não configurasse urgência ou emergência médica, a cirurgia era recomendada como medida preventiva.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias da política brasileira

;