CNBC
cobre

CNBCCobre caminha para melhor ano desde 2009 com impulso da IA e temor de escassez

Notícias do Brasil

Moratória da Soja: AGU pede novo prazo ao STF para governo tentar acordo e evitar fim do pacto

Publicado 31/12/2025 • 15:11 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • A AGU protocolou um pedido de prorrogação por 120 dias da suspensão do artigo que veda incentivos fiscais a signatárias da Moratória da Soja.
  • O objetivo é abrir prazo para tentativa de conciliação no âmbito do governo federal antes da entrada em vigor da norma, prevista para quinta-feira (1º).
  • Em ofício de 8 de dezembro, o ministro substituto João Paulo Capobianco pediu à AGU que requeira ao STF um prazo maior para que o Poder Público possa concluir o processo no âmbito da Sejan/AGU.
Soja e milho batem recordes na produção agrícola este ano.

Agência CNA

Safra de Soja

A Advocacia-Geral da União (AGU) protocolou, nesta terça-feira (30), no Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido de prorrogação por 120 dias da suspensão do artigo da Lei nº 12.709/2024, de Mato Grosso, que veda incentivos fiscais a signatárias da Moratória da Soja.

O objetivo é abrir prazo para tentativa de conciliação no âmbito do governo federal antes da entrada em vigor da norma, prevista para quinta-feira (1º).

O pedido foi dirigido ao ministro Flávio Dino, relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7774. A iniciativa atende a solicitação formal do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Em ofício de 8 de dezembro, o ministro substituto João Paulo Capobianco pediu à AGU que requeira ao STF um prazo maior para que o Poder Público possa concluir o processo no âmbito da Sejan/AGU — referência à Câmara de Promoção de Segurança Jurídica no Ambiente de Negócios.

O documento afirma que o processo deve considerar as preocupações do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), relacionadas às práticas concorrenciais. Na petição, a AGU sustenta que reportagens recentes indicam que empresas avaliam abandonar a Moratória para preservar benefícios fiscais em Mato Grosso. A AGU classifica a situação como “hiperlitigiosidade” e menciona ao menos 02 (duas) ações coletivas em tramitação em Cuiabá (MT) e Santos (SP).

Leia mais:
Sem Enel, Aneel revela distribuidoras com ‘sinal verde’ para renovação de contrato
Perfeito: crescimento sem investimento trava economia em 2026

No mesmo dia, o Instituto Centro de Vida (ICV) e o Observatório Socioambiental de Mato Grosso protocolaram um estudo econômico coordenado pelo professor Joaquim Bento de Souza Ferreira Filho, da Esalq/USP, que aponta prejuízos ao agronegócio caso a Moratória seja encerrada. O estudo projeta que a retração no PIB de Mato Grosso pode alcançar 0,24% até 2035, dez vezes superior à média nacional.

Segundo a análise, o enfraquecimento das salvaguardas ambientais elevaria em 5% a 6% os custos operacionais da soja devido à necessidade de certificações individuais exigidas por importadores europeus. O cenário mais adverso seria o desvio de comércio para a Ásia, onde os preços são inferiores, resultando em perda objetiva de valor.

Além da AGU e do ICV, o Greenpeace Brasil também pediu a prorrogação, citando o risco de abandono do pacto para preservar R$ 4,7 bilhões em incentivos fiscais concedidos entre 2019 e 2024. Por outro lado, a Aprosoja Brasil e a Aprosoja-MT pediram ao STF em 17 de dezembro a rejeição da prorrogação, argumentando que o prazo de transição fixado em abril é suficiente.

O governo de Mato Grosso publicou, nesta terça-feira, o decreto que regulamenta a lei. O governador em exercício, Otaviano Pivetta, afirmou que o Estado não pode conceder benefícios públicos a quem adota restrições que vão além da legislação brasileira.

A Moratória da Soja é um pacto de 2006 que proíbe a compra de soja de áreas desmatadas na Amazônia após julho de 2008. A decisão de abril do STF estabeleceu que o artigo entraria em vigor em 1º de janeiro de 2026.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;