Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Venezuela fecha fronteira com Brasil em dia de posse de Maduro
Publicado 10/01/2025 • 22:05 | Atualizado há 9 meses
EXCLUSIVO CNBC: CEOs da Oracle falam sobre responsabilidade da IA no mercado bilionário de serviços de nuvem
Montadoras são acusadas de fraudar testes de emissões de diesel em processos no Reino Unido
Pesquisa aponta que maioria dos americanos deixaria o emprego se voltasse ao presencial
Salesforce adiciona chamada de voz a software de atendimento ao cliente Agentforce AI
Citi prepara serviço de custódia de criptoativos em 2026, enquanto Wall Street mergulha mais fundo em ativos digitais
Publicado 10/01/2025 • 22:05 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
O regime de Nicolás Maduro também fechou nesta sexta-feira (10) a passagem da fronteira entre a Venezuela e o Brasil, durante a posse em Caracas, para seu terceiro mandato.
O fechamento ocorreu enquanto Maduro e seus aliados denunciam uma conspiração internacional da extrema-direita para derrubá-lo e “impor um presidente ao país”.
O bloqueio foi realizado por militares bolivarianos entre na passagem rodoviária entre Santa Elena do Uairén e Pacaraima (RR), segundo a Polícia Militar de Roraima. Esse é o principal trecho urbano na fronteira seca entre os países, por onde circulam diariamente caminhões com mercadorias e pessoas, entre elas centenas de refugiados.
Em imagens que circulam entre policiais, é possível identificar alguns soldados da guarda venezuelana posicionados em bloqueio na estrada e cones espalhados, impedindo o trânsito de veículos. E também em uma formação de soldados de pé, em barreira, próxima às bandeiras de ambos países, no marco fronteiriço.
Mais cedo, o regime havia fechado a fronteira com a Colômbia, com o Estado de Táchira, principal entrada por terra no país. A proibição ocorreu após promessas do candidato presidencial opositor Edmundo González de retornar à Venezuela para tentar assumir no lugar do chavista. Ele, porém, estava na República Dominicana, acompanhado de ex-presidentes latino-americanos. Na véspera, opositores acusaram o regime de deter a ex-deputada María Corina Machado, principal voz de contestação ao regime, após participar de um protesto. Ela foi liberada depois de algumas horas pelo governo, segundo a oposição, mas os chavistas negam tê-la detido.
O governador de Táchira, Freddy Bernal, atribuiu o fechamento da fronteira a uma suposta conspiração internacional contra o governo, como é praxe no chavismo em momentos nos quais costuma coibir atividades opositoras.
“Temos informações de uma conspiração internacional para perturbar a paz dos venezuelanos. Vamos determinar, por instruções do presidente Nicolás Maduro, o fechamento da fronteira com a Colômbia a partir das 5h (6h em Brasília) “da manhã de hoje até as 5h da manhã de segunda-feira”, disse Bernal.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube On Demand
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings | YouTube Live
Mais lidas
Maior fábrica de celulose do mundo é erguida no Brasil com investimento de US$ 4,6 bilhões
Arauco: Maior fábrica de celulose do mundo criará vagas de emprego que superam o número de habitantes da cidade sede em MS
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
Pix Automático entra em operação a partir de hoje; entenda como funciona
XP avalia criação de fundo para investidores afetados por COE da Ambipar