CNBC

CNBCTrump vai perdoar ex-governadora de Porto Rico em caso de financiamento de campanha, diz autoridade

Mundo

Americanos estão mais insatisfeitos com gestão econômica de Trump, revela pesquisa

Publicado 17/01/2026 • 07:47 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Pesquisa do Wall Street Journal mostra que mais eleitores avaliam a economia como fraca do que forte por uma margem de 15 pontos percentuais, piorando em relação a julho, quando a diferença negativa era de 4 pontos.
  • Cerca de metade dos entrevistados afirma que a economia piorou no último ano, enquanto 35% veem melhora, evidenciando uma desconexão entre indicadores econômicos positivos e a percepção negativa da população.
  • Apesar do desgaste na avaliação econômica, 92% dos eleitores que votaram em Trump em 2024 ainda aprovam seu desempenho; no total, 45% aprovam e 54% desaprovam o presidente, com piora também na avaliação da gestão da inflação.
Donald Trump

Foto: JONATHAN ERNST

Donald Trump

Uma nova pesquisa do The Wall Street Journal mostra que a percepção dos eleitores sobre a economia americana piorou. Por uma margem de 15 pontos percentuais, mais entrevistados classificam o cenário como fraco do que como forte. Em julho, essa diferença era de 4 pontos.

Cerca de metade dos eleitores afirma que a economia piorou no último ano, em comparação com 35% que veem melhorias. Esse achado continua uma desconexão de anos entre as medidas tradicionais de inflação e crescimento econômico, que são relativamente positivas, e uma perspectiva pública negativa.

Leia mais:
Ouro fecha dia em queda com falas de Trump sobre Hassett
Corina e Trump: medalha não é o prêmio, afirma o Comitê Nobel

Esses são alguns dos sinais de alerta para o Partido Republicano na pesquisa, que mostra que os eleitores acreditam que Donald Trump está focando em assuntos externos e outras questões em detrimento de suas preocupações mais urgentes – preços em alta e a economia em geral.

Ainda assim, o apoio a Trump entre seus apoiadores mais leais permanece notavelmente resiliente: cerca de 92% das pessoas que votaram nele em 2024 lhe dão uma avaliação positiva hoje, incluindo 70% que “aprovam fortemente”, segundo a pesquisa do WSJ.

Enquanto 45% dos eleitores aprovam o desempenho do presidente, 54% desaprovam – uma diferença de 9 p.p., em comparação com 6 p.p. na última pesquisa do veículo, em julho de 2025.

Apesar de uma recente onda de propostas de acessibilidade do presidente, mais eleitores desaprovam do que aprovam sua gestão da inflação – por 17 p.p., um desempenho pior do que a diferença de 11 p.p. em julho.

Leia mais:
Assessor de Trump propõe saída alternativa à limitação dos juros do cartão; entenda
Podcaster apoiador de Trump compara ICE à polícia nazista Gestapo

A pesquisa foi conduzida de 8 a 13 de janeiro e incluiu 1.500 eleitores registrados, que foram entrevistados por telefone ou contatados por mensagem de texto e convidados a participar da pesquisa online. A margem de erro para a amostra completa é de mais ou menos 2,5 p.p.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;