Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Putin é convidado a integrar o “Conselho da Paz” de Trump
Publicado 19/01/2026 • 10:01 | Atualizado há 3 horas
Principais analistas de Wall Street estão confiantes em três ações para o longo prazo; saiba quais são
Inabaláveis: por que as ações brasileiras ignoraram o ataque à Venezuela?
O conselho que Bozoma Saint John ignorou e que fez sua carreira decolar
O desafio de Warren Buffett: a pergunta que ele fazia a estudantes pode mudar seu futuro financeiro
Pequenas empresas desafiam gigantes da tecnologia no “próximo grande negócio” da IA
Publicado 19/01/2026 • 10:01 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
O presidente dos EUA, Donald Trump (D), olha para o presidente russo, Vladimir Putin, antes de posar para uma foto de família durante a Cúpula de Líderes do G20 em Buenos Aires, em 30 de novembro de 2018.
Juan Mabromata/AFP
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu um convite para integrar o “Conselho da Paz” dos Estados Unidos para Gaza, informou o Kremlin nesta segunda-feira (19).
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, afirmou que Moscou irá analisar os detalhes da proposta para participar do conselho de paz criado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no fim do ano passado.
O chamado “Conselho da Paz” é visto como um instrumento para manter um frágil cessar-fogo entre Israel e o Hamas e supervisionar a reconstrução de Gaza após o prolongado conflito entre as partes.
“O presidente Putin de fato recebeu, por canais diplomáticos, uma proposta para integrar este Conselho da Paz. No momento, estamos estudando todos os detalhes dessa iniciativa”, disse Peskov à agência estatal russa TASS.
Leia também:
“Esperamos entrar em contato com o lado norte-americano para esclarecer todos os detalhes”, acrescentou.
Segundo a Bloomberg, Trump convidou diversos líderes mundiais para integrar o Conselho da Paz para Gaza, incluindo o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, e o presidente da Argentina, Javier Milei. O órgão fará parte de uma estrutura maior, também chamada de Conselho da Paz, informou a agência no sábado.
Outros países — entre eles Hungria, Índia, Jordânia, Grécia, Chipre e Paquistão — também confirmaram ter recebido convites para o conselho, de acordo com a AP News, no domingo.
No entanto, segundo a Bloomberg, o governo Trump pretende que os países paguem US$ 1 bilhão para permanecer no conselho de forma permanente, conforme um rascunho do estatuto do grupo proposto.
Caso o convite a Putin seja confirmado, a participação do líder russo no conselho deve gerar controvérsia, dado que ele supervisiona uma guerra em andamento contra a Ucrânia, país vizinho da Rússia. Estima-se que centenas de milhares de soldados e civis tenham morrido no conflito, que se aproxima de quatro anos desde o início, em fevereiro.
A CNBC entrou em contato com a Casa Branca em busca de confirmação do convite feito a Putin.
No sábado, os Estados Unidos também divulgaram os nomes dos integrantes de um “Conselho Executivo fundador” da iniciativa. A lista inclui o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair, o genro de Trump, Jared Kushner, e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, entre outros.
Israel tem demonstrado insatisfação com os rumos do “Conselho da Paz”. Na sexta-feira, o gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu divulgou uma nota afirmando que “o anúncio sobre a composição do Conselho Executivo de Gaza, que é subordinado ao Conselho da Paz, não foi coordenado com Israel e contraria sua política”.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
2
O desafio de Warren Buffett: a pergunta que ele fazia a estudantes pode mudar seu futuro financeiro
3
Até quando as empresas podem aderir ao Simples Nacional em 2026? Veja datas
4
IPVA Rio de Janeiro 2026: veja datas de pagamento, descontos e como emitir o boleto
5
FGC começa a pagar credores do Banco Master; veja quantos já recebem