Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘Vamos expandir no crédito em 2025’, diz Alexandre Magnani, CEO do PagBank
Publicado 12/01/2025 • 12:12 | Atualizado há 9 meses
ALERTA DE MERCADO:
Ouro fecha em alta de mais de 3% com tensões comerciais e geopolíticas
Pane em serviço em nuvem da Amazon afeta Mercado Livre, Roblox, Coinbase e várias grandes plataformas
Enquanto tenta alcançar a OpenAI, Anthropic enfrenta pressão do governo dos EUA
Mercado de artigos de luxo usados cresce 10% ao ano e pode atingir US$ 360 bilhões até 2030
Economia da China cresce 4,8% no trimestre, mas investimento recua pela primeira vez desde a pandemia
Kering concorda em vender unidade de beleza para a L’Oréal por US$ 4,7 bilhões
Publicado 12/01/2025 • 12:12 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
Alexandre Magnani, CEO do PagBank.
Reprodução LinkedIn.
O PagBank, banco digital brasileiro com 32,1 milhões de clientes, segundo o último relatório aos investidores, começa 2025 com a orientação de expandir na oferta de crédito e no mercado de pagamentos, disse o Alexandre Magnani, CEO, em entrevista à Agência DC News.
Com lucro líquido de R$ 572 milhões, um aumento de 30% no terceiro trimestre passado na comparação anual, a companhia – listada na bolsa de Nova York (NYSE) – também olha o open finance como oportunidade. “Vamos seguir na busca por expansão da oferta de crédito e investimento no open finance.”
O banco digital já vem evidenciando seu foco na concessão de crédito. Sua carteira cresceu 30% no 3T24, na comparação anual, e 11% na trimestral, superando os R$ 3,2 bilhões, segundo o relatório aos investidores. Para 2025, a aposta é na inteligência artificial como aliada, que vem em conjunto com o blockchain para aprimorar a análise de crédito e personalizar produtos.
Fidelizar clientes é outro desafio, porque apesar do aumento de 6,2% em sua base no 3T24 sobre o 3T23, o PagBank ainda lidera em número de reclamações ao Banco Central. “Temos investido em atendimentos pelo chatbot, com a IA já trazendo benefícios mensuráveis”, afirmou Magnani.
Confira a entrevista:
Qual é o alvo do PagBank em 2025?
Alexandre Magnani: Seguimos na busca por expansão da oferta de crédito e continuidade do crescimento acelerado no mercado em pagamentos, assim como aprimoramento constante dos nossos serviços. Estamos focados em consolidar nossa posição no mercado brasileiro.
E para alcançar as metas, a tecnologia entra?
Alexandre Magnani: Sim. O PagBank está investindo em tecnologias emergentes, como inteligência artificial, especialmente no atendimento, e usando a IA em conjunto com blockchain para aprimorar a análise de crédito, personalizar produtos e garantir maior transparência e segurança nas transações.
O mercado vê o open finance como uma grande aposta. Vocês também?
Alexandre Magnani: O open finance é uma grande aposta da empresa para facilitar a vida financeira de nossos clientes, porque agrega suas informações financeiras e permitindo comando centralizado a partir de uma única interface que é o app PagBank.
Os investimentos em tecnologia também têm a ver com o fato de que o PagBank lidera o número de reclamações junto ao Banco Central?
Alexandre Magnani: Reconhecemos a importância de um atendimento de qualidade e estamos implementando melhorias significativas, como o aprimoramento de uma central de atendimento mais ágil, soluções de autoatendimento digital e reforço nos canais de ouvidoria.
E isso já traz algum reflexo?
Alexandre Magnani: Sim. Este investimento em atendimentos pelo chatbot, com a IA, já traz benefícios mensuráveis, como a redução de custos e a otimização de processos como a troca de maquininhas.
O que orienta a companhia hoje?
Alexandre Magnani: Os dados do TPV [volume total de pagamentos]. É um indicador importante para o PagBank por refletir o volume de transações processadas. No terceiro trimestre de 2024, o TPV atingiu R$ 136,3 bilhões, um aumento de 37% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse crescimento demonstra a confiança dos clientes na plataforma e orienta a empresa a investir em tecnologia e segurança para sustentar esse aumento.
O investimento em tecnologia tem refletido nos números do PagBank também?
Alexandre Magnani: Sim. A implementação de inteligência artificial no atendimento ao cliente resultou em uma redução de 27% nos custos operacionais, além de melhorar a eficiência e a satisfação do cliente. Já a adoção de blockchain visa aumentar a segurança e a transparência das transações financeiras.
Estão pensando na acessibilidade de pessoas com deficiência durante esse atendimento?
Alexandre Magnani: Sim, criamos uma Central de Atendimento em Libras para clientes surdos ou com deficiência auditiva, e contamos com parcerias com empresas como Compass UOL, AWS, Salesforce e Genesys Cloud para apoiar nossas soluções.
Como competir com a concorrência que tem intensificado promoções e vantagens aos clientes?
Alexandre Magnani: Em 2024, por exemplo, realizamos a PagFriday com ofertas para nossos empreendedores e clientes da conta digital. Foi uma grande aposta. A Moderninha Pro, por exemplo, ficou disponível por preço promocional. Oferecemos cashback em diversos serviços, como fatura do Cartão Múltiplo, entre outros benefícios.
Como a companhia apoia a inclusão financeira e o acesso aos serviços bancários digitais no Brasil?
Alexandre Magnani: O PagBank foi a empresa que revolucionou a aceitação de cartões no Brasil e hoje possui a maior rede de aceitação em pontos de venda, formada em sua maioria por comerciantes autônomos e microempresários. Nos últimos anos, ampliamos nossa oferta de contas digitais gratuitas, que permitem acesso a serviços bancários básicos, servindo mais de 32 milhões de brasileiros.
Quais iniciativas de ESG estão sendo priorizadas pela empresa?
Alexandre Magnani: Uma iniciativa importante é o conselho de administração do PagBank composto por 50% de mulheres. Outro é o investimento em programas de inclusão, como parcerias com o G10 Favelas, programas de educação financeira e iniciativas como o Elas Tech, que incentiva a participação feminina no setor de tecnologia.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Pane na AWS revela risco sistêmico da concentração tecnológica mundial
Ambipar deve pedir recuperação judicial esta semana para evitar colapso financeiro
Amazon afirma ter restabelecido serviços da AWS após falha que impactou o mundo; veja o que se sabe até agora
Pane na AWS mostra custo e risco da dependência tecnológica, avalia especialista
Santander, Travelex e Genial: investigação de esquema de evasão de divisas ocorreu em paralelo à mudança na lei de câmbio