ALERTA DE MERCADO:

Ibovespa B3 volta a superar 166 mil pontos e bate recorde histórico

CNBC

CNBCGigantes franceses de bebidas recuam após Trump ameaçar tarifas de 200%

Mundo

Em Davos, Macron discursa de óculos escuro e diz que EUA querem subordinar a Europa

Publicado 20/01/2026 • 11:32 | Atualizado há 1 hora

KEY POINTS

  • Macron afirmou que a Europa dispõe de instrumentos “muito poderosos” na área comercial e deve estar pronta para usá-los quando seus interesses não forem respeitados.
  • A declaração acontece em meio às ameaças tarifárias dos Estados Unidos e ao aumento das tensões diplomáticas com o presidente americano, Donald Trump.
  • Macron acusou os EUA de adotarem uma política comercial que “exige concessões máximas” e busca “enfraquecer e subordinar a Europa”.

Durante o Fórum Econômico Mundial nesta terça-feira (20), em Davos, na Suíça, o presidente francês Emmanuel Macron afirmou que a Europa dispõe de instrumentos “muito poderosos” na área comercial e deve estar pronta para usá-los quando seus interesses não forem respeitados. A declaração acontece em meio às ameaças tarifárias dos Estados Unidos e ao aumento das tensões diplomáticas com o presidente americano, Donald Trump.

Macron acusou os EUA de adotarem uma política comercial que “exige concessões máximas” e busca “enfraquecer e subordinar a Europa”. As críticas ganharam força após Trump ameaçar impor tarifas a países contrários à anexação da Groenlândia, território autônomo da Dinamarca.

Leia também:

Foto por FABRICE COFFRINI / AFP
O presidente francês Emmanuel Macron gesticula durante a reunião anual do Fórum Econômico Mundial (FEM) em Davos, em 20 de janeiro de 2026.

Diante desse cenário, o líder francês voltou a mencionar o instrumento “anticompetição” da União Europeia, descrito por autoridades do bloco como uma espécie de “bazuca” em caso de guerra comercial. Segundo Macron, a UE não deve hesitar em recorrer a esse mecanismo se continuar sendo alvo de pressões unilaterais.

O discurso aconteceu horas depois de Trump divulgar mensagens privadas em que Macron demonstrava perplexidade com a postura americana em relação à Groenlândia e sugeria a realização de uma reunião do G7 em Paris, com a participação de representantes russos à margem do encontro. Em uma das mensagens, o francês escreveu: “Meu amigo, eu não entendo o que você está fazendo com a Groenlândia”.

Macron ainda criticou o que chamou de “novo imperialismo ou colonialismo” e pediu que líderes globais não “percam tempo com ideias malucas”. Para ele, o foco deveria estar na cooperação para enfrentar desafios comuns, como crescimento econômico, paz e mudanças climáticas.

(*com informações da AFP)

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;