Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Produção de veículos no Brasil cresce 9,7% em 2024, revela Anfavea
Publicado 14/01/2025 • 11:28 | Atualizado há 6 meses
Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino
Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação
Prazo das tarifas de Trump está se aproximando para a Europa
Baidu, o maior buscador da China, reforça seu produto com IA para lutar contra Google e cia
CEO da OpenAI diz estar “politicamente sem teto” e critica Democratas
Publicado 14/01/2025 • 11:28 | Atualizado há 6 meses
KEY POINTS
Anfavea informa dados de produção de veículos no Brasil.
Pexels.
As montadoras tiveram no ano passado crescimento de 9,7% na produção, que foi puxada pelo aumento nas compras de veículos no Brasil.
No total, 2,55 milhões de unidades foram montadas em 2024, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus. O resultado só não foi melhor porque as exportações caíram e os brasileiros importaram mais carros, como automóveis híbridos e elétricos da China.
Os números finais do ano passado foram divulgados nesta terça-feira (14), pela Anfavea, a associação das montadoras instaladas no Brasil. Apesar do crescimento em relação aos anos anteriores, a produção da indústria de veículos segue distante do patamar de antes da pandemia. Em 2019, ano anterior à crise sanitária no Brasil, a produção chegou a 2,94 milhões de veículos, 15% a mais do que o número de 2024.
A indústria aponta perda de espaço a concorrentes estrangeiros, sobretudo marcas chinesas, tanto no Brasil quanto em mercados vizinhos. Por isso, vem pedindo para o governo antecipar a volta das alíquotas cheias (35%) sobre as importações de carros eletrificados.
O consumo de veículos zero quilômetro no Brasil subiu 14,1% no ano passado, chegando a 2,63 milhões de unidades. A participação dos importados no total de veículos vendidos passou, no entanto, de 15,2% para 17,7%.
Ainda que a maior parte dessas importações seja de marcas com fábricas no Brasil, as montadoras dizem que o crescimento mais expressivo vem da entrada de carros da China, origem de um a cada quatro automóveis importados licenciados no País.
As exportações, apesar da reação mostrada nos últimos meses, tiveram queda de 1,3% em 2024, somando 398,5 mil unidades. Embora tenham aumentado os embarques para a Argentina, principal destino do setor, e o Uruguai, as montadoras receberam menos encomendas do México, do Chile e do Peru.
Apenas em dezembro, a produção das montadoras, de 190,1 mil veículos, teve crescimento de 10,8% frente ao mesmo mês de 2023. Na comparação com novembro, no entanto, houve queda de 19,5% na produção. Já as vendas subiram 3,6% no comparativo interanual e 1,6% frente a novembro, somando 257,4 mil unidades.
Por fim, as exportações do mês passado mantiveram a trajetória de reação, chegando a 31,4 mil unidades, com alta de 22,1% em relação a dezembro de 2023. Na margem – ou seja, de novembro para dezembro -, as exportações de veículos produzidos no Brasil tiveram queda de 20,3%.
O balanço da Anfavea mostra ainda que 877 vagas de trabalho foram fechadas nas montadoras durante o mês passado. Apesar disso, 8,2 mil postos foram criados durante todo o ano. As fábricas de veículos empregam agora 107,2 mil pessoas.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube On Demand
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings | YouTube Live
Mais lidas
Grupo Boticário lidera no mercado de perfumaria árabe no Brasil, que avança 380% em 2024
Invest RS abre escritório em São Paulo
Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação
Hoje é Quatro de Julho
“São os melhores seis meses dos EUA”, diz Trump durante assinatura do Megabill