CNBC

CNBCAções da Pandora sobem após CEO dizer que empresa quer reduzir dependência da prata

Notícias do Brasil

PF realiza operação contra venda ilegal de medicamentos para emagrecimento no Paraná

Publicado 05/02/2026 • 11:36 | Atualizado há 3 horas

KEY POINTS

  • Polícia Federal deflagra Operação Esculápio para combater venda irregular de emagrecedores importados na Grande Curitiba.
  • Investigação mira comércio de canetas sem registro da Anvisa em redes sociais após denúncia anônima.
  • Autoridade alerta para riscos do uso estético de remédios para diabetes sem acompanhamento profissional.

Policia Federal do Parana

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (5), a Operação Esculápio para reprimir a venda irregular de medicamentos para emagrecimento importados sem registro da Anvisa. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba.

A ação foi autorizada pela 9ª Vara Federal de Curitiba e envolveu o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em um endereço ligado à investigada.

A investigação começou após denúncia anônima que indicava a oferta e comercialização de medicamentos controlados — principalmente pela internet e redes sociais — sem receita médica e sem autorização sanitária.

Investigação mira “canetas emagrecedoras”

Segundo a PF, os indícios apontam que a investigada estaria vinculada à divulgação e venda das chamadas “canetas emagrecedoras”, importadas sem registro na Anvisa.

Os elementos coletados até o momento sugerem a prática de importação, guarda e comercialização de medicamentos irregulares – conduta considerada grave por colocar em risco a saúde pública.

A PF lembra que medicamentos originalmente destinados ao tratamento de diabetes tipo 2 vêm sendo usados de forma indiscriminada para fins estéticos e emagrecimento rápido. O consumo sem acompanhamento médico e fora das regras sanitárias eleva a chance de efeitos adversos e complicações clínicas.

Leia também: Bilhões em jogo: farmacêuticas travam guerra global pelo domínio de remédios para emagrecer

Alerta para compras nas redes sociais

A corporação reforçou que a população deve evitar adquirir medicamentos por meios informais, especialmente via redes sociais, sem prescrição médica e sem garantia de procedência.

A operação ocorre em meio ao crescimento do mercado paralelo de medicamentos para emagrecimento no Brasil, pressionando autoridades sanitárias e policiais a intensificarem a fiscalização e o combate a fraudes.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Notícias do Brasil

;