CNBC
Medalha jogos de inverno

CNBCVeja quanto os atletas ganham por medalha nas Olimpíadas de Inverno de 2026

Minhas Finanças

Carnaval 2026: veja como evitar os golpes financeiros mais comuns na folia

Publicado 16/02/2026 • 12:20 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • Com a proximidade do feriado de Carnaval, milhares de pessoas se preparam para aproveitar blocos de rua e desfiles nas principais avenidas.
  • O feriado também costuma registrar aumento de golpes e furtos, favorecidos pela grande concentração de pessoas nos espaços públicos.
  • Diante do avanço da tecnologia, muitos métodos de pagamento podem se tornar um risco dependendo de onde são realizados.
Bloco de Carnaval

Foto: Reuters

Carnaval: Entenda como evitar cair em golpes durante a comemoração

Com a proximidade do feriado de Carnaval, milhares de pessoas se preparam para aproveitar blocos de rua e desfiles nas principais avenidas. Apesar do clima de festa, esse período também costuma registrar aumento de golpes e furtos, favorecidos pela grande concentração de pessoas nos espaços públicos.

Diante do avanço da tecnologia, muitos métodos de pagamento podem se tornar um risco dependendo de onde são realizados. Além disso, cartões digitais e aplicativos bancários nos celulares são os maiores atrativos para o aumento de roubo e furto.

Leia mais: De olho no mercado e no Carnaval, cervejaria aposta em produto zero álcool e zero açúcar com 12 calorias

Veja os golpes mais comuns

Durante as comemorações de Carnaval, é extremamente importante que foliões fiquem atentos aos pertences e ao uso de cartões de crédito em locais públicos Entenda os golpes mais comuns durante o Carnaval:

1. Troca de cartão

O golpe em questão acontece durante eventos públicos com vendedores ambulantes que realizam a troca do cartão.

Durante a compra, o golpista aguarda a vítima estar dispersa e altera o cartão original por um falsificado. A ação pode resultar em clonagem de cartão ou até mesmo comprar feito pelo próprio golpista.

2. Valor adulterado

Este golpe é mais comum e também exige atenção. Os golpistas disfarçados de vendedores aguardam a vítima perder o foco, e adicionam valores muito superiores aos reais do produto. No meio de multidões ou em momentos de festa, a vítima conclui o pagamento sem checar o valor.

3. Compras por aproximação

Este é um golpe mais “novo” e que na maioria das vezes não depende da atenção da vítima. Com a implementação do pagamento por aproximação nos cartões de débito e crédito, diversos golpistas configuram previamente um valor em uma maquininha e circulam entre as pessoas, aguardando que o equipamento se conecte por aproximação ao cartão de alguém que esteja próximo, realizando a cobrança sem que a vítima perceba imediatamente.

A tecnologia utilizada não depende de toques entre os dois objetos, basta uma aproximação e um cartão habilitado para que o golpe acontece sem que a pessoa perceba.

Leia mais: EXCLUSIVO: Carnaval vira vitrine estratégica para marcas de beleza e saúde nas capitais

4. Roubos e furtos

Está é a prática mais comum em eventos que envolvam multidão. Com a dificuldade de fiscalização em meio a tantas pessoas no mesmo local, a prática de roubo e furto se torna mais fácil entre os criminosos. Furto e roubo de celulares, bolsas e mochilas estão entre os mais comuns.

Como se prevenir?

É muito importante que os foliões se planejam para evitar que o feriado de Carnaval seja marcado por roubos e furtos. Para isso, é recomendável:

  • Bloqueio de tela no celular – Impede que o assaltante acesse as informações dentro do aparelho;
  • Biometria – A ação deve ser implementada para garantir maior segurança no smartphone, além de impedir acesso a aplicativos bancários;
  • Evitar anotar senhas pessoais – Em caso de roubo ou furto do aparelho, é recomendável que não existam anotações de senhas dentro do smartphone;
  • Configurar limites de transações – Esta talvez seja a medida mais importante a ser configurada antes de sair para blocos de rua. É de extrema importância que a pessoa defina um valor baixo para ser gasto, em caso de cartão ou celular roubado, o criminoso não poderá exceder o limite imposto.

Além disso, é recomendável que os foliões utilizem acessórios que aumentem a segurança dos itens pessoais durante o Carnaval. Aparatos como pochete podem ajudar a esconder os itens de forma mais segura durante as comemorações e evitar golpes, furtos ou roubos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Minhas Finanças

;
Artemis 2: o que a missão vai testar antes do retorno humano à Lua? Energia, bancos e mineração puxam os maiores investimentos institucionais de 2025; veja os números Quem realmente lucra com a Copa do Mundo 2026 e quem pode sair no prejuízo? Veja os impactos Exército vai triplicar verba do PAC até 2031; veja quanto entra por ano Brasileirão: veja os maiores artilheiros na Série A 2026 Quem foi Jeffrey Epstein, o financista americano ligado a acusações de tráfico sexual de menores Motocicletas puxam crescimento do setor automotivo em 2026; alta deve chegar a 10% O que é a Step, aplicativo comprado por MrBeast, maior youtuber do mundo