Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Milão sob tensão: Jogos de Inverno abrem cercados por protestos, críticas ao ICE e crise de moradia
Publicado 07/02/2026 • 07:34 | Atualizado há 3 horas
Ações da Pandora sobem após CEO dizer que empresa quer reduzir dependência da prata
Google supera expectativas de receita e projeta aumento significativo nos gastos com IA
China intensifica ameaças após decisão sobre o Canal do Panamá que deu vitória importante a Trump
Walmart atinge valor de mercado de US$ 1 trilhão, impulsionado pelo crescimento do e-commerce
O que os ciclos passados do ouro dizem sobre o futuro do metal
Publicado 07/02/2026 • 07:34 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Alkis Konstantinidis / Reuters
Centenas de manifestantes entoaram slogans, tocaram apitos e soltaram sinalizadores em um ato na sexta-feira (7) para se opor à presença de agentes de imigração dos EUA na Itália e ao fechamento de ruas antes da cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno de Milão-Cortina.
A suposta presença de oficiais do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega) para proteger americanos nos Jogos Olímpicos galvanizou os protestos, devido ao papel desses agentes na linha de frente da política de deportações agressivas do presidente Donald Trump.
“ICE FORA” e “O ICE deveria estar no meu copo, não na minha cidade” (fazendo um trocadilho com a palavra ‘gelo’ em inglês) diziam alguns dos cartazes carregados pelos manifestantes, liderados por estudantes.
Leia também: Olimpíadas de Inverno atraem luxo: grifes tomam Cortina e Milão antes dos jogos
Tocando apitos de plástico, que se tornaram símbolo de atos contra o ICE nos EUA, os manifestantes em Milão também exigiram que o vice-presidente visitante, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio, voltassem para casa.
“Achei que esta era uma boa oportunidade para mostrar que o resto do mundo não aceita o que está acontecendo em Minnesota”, disse Katie Legare, uma manifestante de Minnesota que estuda na Europa, referindo-se à morte de dois cidadãos americanos por agentes do ICE em sua cidade natal.
“Não é certo simplesmente aceitar e seguir o status quo. É preciso dizer que há algo errado acontecendo e se manifestar”.
O governo da Itália afirmou que a controvérsia é infundada, alegando que o pessoal do ICE não estará nas ruas durante as Olimpíadas e que apenas agentes da HSI (Investigações de Segurança Interna) atuarão a partir de missões diplomáticas dos EUA.
Leia também: Olimpíadas de Inverno: conheça 5 curiosidades da competição que tem premiação milionária
O Comitê Olímpico e Paralímpico dos EUA também declarou que nenhum agente do ICE está fornecendo segurança para o Team USA.
Com a cerimônia de abertura marcada para a noite de sexta-feira, autoridades italianas ordenaram o fechamento de escolas no centro de Milão e bloquearam o acesso a áreas para reforçar a segurança e reduzir o caos no trânsito.
À tarde, uma demonstração separada ocorreu em uma praça perto do estádio San Siro, local onde a cerimônia de abertura será realizada.
Leia também: Olimpíadas de Inverno 2026: quanto custa os ingressos para assistir à cerimônia de abertura?
Algumas centenas de pessoas — incluindo um comitê de inquilinos de habitações populares protestando contra o alto custo de vida, e o Comitê de Olimpíadas Insuportáveis — marcharam contra o que consideram o impacto socioeconômico dos Jogos, acusando o governo de desviar fundos públicos em vez de apoiar residentes de baixa renda.
Manifestantes afirmam que as Olimpíadas são um desperdício de dinheiro e recursos, enquanto os preços dos imóveis estão inacessíveis. Alguns manifestantes também gritaram slogans criticando Israel e expressando apoio aos Palestinos.
Na quinta-feira, o grupo ambientalista Greenpeace realizou um protesto em frente à Catedral de Milão, criticando o papel da gigante petrolífera italiana Eni como patrocinadora dos Jogos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Morre o influenciador Henrique Maderite, aos 50 anos
2
Patria Investimentos: por que um relatório colocou a gestora sob os holofotes
3
Em apenas 5 dias de fevereiro, Bitcoin já acumula uma das piores sequências de queda da sua história
4
Quem é a Patria Investimentos, gestora bilionária no centro de questionamentos sobre liquidez
5
Anfavea divulga queda de produção em janeiro, mas celebra fim de isenção para BYD