Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Mudança no FGC preocupa mercado, mas impacto nos bancos deve ser limitado
Publicado 20/02/2026 • 12:30 | Atualizado há 3 horas
BREAKING NEWS:
Trump fala após derrubada do tarifaço
EXCLUSIVO: Democratas celebram derrota de Trump na Suprema Corte após anulação de tarifas ilegais
Trump vai instruir que agências dos EUA divulguem documentos sobre “vida extraterrestre”
Robôs humanoides da China passam de tropeços virais a saltos de kung fu em um ano
Três engenheiros do Vale do Silício são acusados de roubar segredos comerciais do Google e enviar dados ao Irã
Clima tenso: CEOs de OpenAI e Anthropic evitam dar as mãos em cúpula de IA na Índia
Publicado 20/02/2026 • 12:30 | Atualizado há 3 horas
As mudanças no modelo de financiamento do Fundo Garantidor de Créditos voltaram ao radar do mercado após a liquidação do Banco Master, mas o impacto sobre os lucros dos principais bancos brasileiros deve ser limitado. Segundo relatório do Citi, a revisão do arcabouço do FGC tende a gerar pressão moderada sobre os resultados em 2026, sem comprometer de forma relevante a rentabilidade do setor. Em um momento em que o sistema financeiro testa sua resiliência, o custo da proteção aparece como um ajuste administrável, e não como um risco estrutural.
De acordo com análise liderada por Gustavo Schroden, o impacto estimado varia de 0,4% do lucro no caso do Nubank até cerca de 1,9% no Banco do Brasil. A amostra do banco inclui os principais do mercado nrasileiro. Mesmo no cenário mais pressionado, a avaliação é de que o efeito sobre o capital é limitado, com impacto em torno de 8 pontos básicos no índice de capital de Nível 1, considerando dados do quarto trimestre de 2025. Os analistas também ponderam que, em alguns casos, as estimativas podem estar superdimensionadas, já que os cálculos consideraram depósitos globais, incluindo operações fora do Brasil.
Leia também: Após Master, Will Bank e Pleno, até quando o FGC pode bancar os prejuízos?
O ajuste no fundo foi motivado pela necessidade de recompor o caixa após a liquidação do Banco Master, que drenou recursos relevantes do sistema. O novo modelo traz dois pilares centrais: o adiantamento de contribuições futuras e a cobrança de uma sobretaxa operacional recorrente. Na prática, os bancos poderão ser obrigados a antecipar até 84 meses de contribuições ordinárias, sendo um adiantamento imediato de 60 meses em 2026, seguido por 12 meses adicionais em 2027 e outros 12 meses em 2028. Além disso, há previsão de uma contribuição extraordinária de 6 pontos básicos ao ano.
Para estimar os efeitos, o Citi considerou um custo de oportunidade equivalente a 100% do CDI sobre os valores antecipados. Isso significa que, além do desembolso imediato, os bancos também deixam de obter rendimento sobre esses recursos ao longo do tempo. Ainda assim, a análise indica que o impacto financeiro permanece dentro de um intervalo considerado gerenciável pelo setor.
Leia também: FGC desembolsa mais que lucro de grandes bancos e acende alerta no sistema bancário
Após o Conselho Monetário Nacional aprovar as mudanças no estatuto do FGC em janeiro, concedendo maior flexibilidade para ajustes de alíquotas e definição de adiantamentos, a próxima etapa envolve a formalização do cronograma pelo Banco Central. A expectativa do Citi é que esse detalhamento ocorra entre março e maio. Diante do caráter extraordinário da medida, os analistas não descartam a possibilidade de o Banco Central conceder algum tipo de dispensa, o chamado waiver, especialmente para instituições com menor folga de capital, já que essas provisões teriam ponderação de risco de 100%.
O episódio reforça um ponto central para o sistema financeiro. A existência de um fundo robusto é essencial para manter a confiança dos depositantes, mesmo que isso implique custos adicionais para os bancos. No fim, trata-se de um equilíbrio entre proteção e rentabilidade. E, pelo menos neste momento, a conta parece mais leve do que o mercado chegou a temer.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Banco Master: BC já liquidou oito instituições ligadas ao grupo; entenda o caso
2
Tarifas de Trump: decisão da Suprema Corte pode mexer com dólar, juros e Brasil; saiba mais
3
Após Master, Will Bank e Pleno, até quando o FGC pode bancar os prejuízos?
4
Raízen compra fatia da Sumitomo e assume biomassa
5
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega