Samsung tem 50% do mercado de smartphones no Brasil, diz VP sênior da empresa
Publicado 22/01/2025 • 15:43 | Atualizado há 3 meses
Microsoft passa em seu primeiro teste sobre tarifas dos EUA com exposição limitada de portfólio
Trump chama a China de ‘maior enganadora’ no comércio, sem sinal de conversas diretas
Guerra comercial do presidente Trump atinge seu segundo automóvel favorito: o carrinho de golfe
Tribunal conclui que Apple e executivo mentiram em julgamento contra a Epic Games
Satya Nadella diz que até 30% do código da Microsoft é escrito por IA
Publicado 22/01/2025 • 15:43 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
A Samsung lançou uma nova linha de smartphones, a Galaxy S25 em um evento que acontece na Califórnia, e, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, o vice-presidente sênior da empresa no país, Gustavo Assunção, disse que a maior novidade em relação aos modelos anteriores é a evolução da Inteligência Artificial embutida nos aparelhos.
“No Galaxy S24, o Galaxy AI estava integrado aos aplicativos, mas no S25, ele se torna uma camada adicional, funcionando como um ‘concierge’ digital. A inteligência artificial aprende com o uso do smartphone e, com base nisso, antecipa as necessidades do usuário, oferecendo maior conveniência ao automatizar ações e sugerir aplicativos conforme o comportamento do usuário”, afirmou.
Assunção também falou sobre o crescimento da Samsung no mercado brasileiro: “Em 2024, a empresa alcançou uma participação significativa, com 50% dos smartphones vendidos no Brasil sendo da Samsung”.
Segundo ele, esse crescimento representa a quebra de uma barreira importante no mercado e reflete a força da marca. A empresa espera que o Galaxy S25, com suas inovações tecnológicas, seja bem recebido pelos consumidores, para consolidar seu protagonismo no mercado de smartphones.
A série Galaxy S25 foi revelada ao público durante o evento Galaxy Unpacked 2025, que acontece na cidade de San Jose, na Califórnia, nesta quarta-feira (22).
A nova linha tem três modelos: Galaxy S25 Ultra, Galaxy S25+ e Galaxy S25.
Apesar do bom desempenho no mercado brasileiro, globalmente, a Samsung teve queda de 2,7% nas vendas de smartphones no quarto trimestre de 2024 (foram 51,7 milhões de unidades), devido à crescente concorrência de marcas chinesas como Xiaomi, Oppo e Honor.
A empresa revisou sua previsão de lucro para cerca de 15% menos do que esperava inicialmente.
Agora, a Samsung espera que uma aposta em inteligência artificial possa mudar essa perspectiva do mercado global.
Ben Wood, chefe de pesquisa da CCS Insight, afirmou que, “em um momento em que as melhorias nas capacidades de hardware e design de produtos são, em grande parte, incrementais, a Samsung está apostando forte em sua história de IA”.
Ele destacou que, embora haja aprimoramentos inteligentes na linha Galaxy S25, esses ajustes provavelmente não serão suficientes para fazer os consumidores correrem para atualizar seus celulares de forma antecipada. Wood também observou que esse não é um problema único da Samsung, apontando que “a Apple está enfrentando os mesmos desafios com o iPhone 16 e Apple Intelligence.”
Para ele, a IA é benéfica para quem realmente precisa de uma atualização, mas não representa um motivo forte o suficiente para consumidores com celulares mais recentes mudarem de aparelho.
Sobre a linha Galaxy S25, Wood destacou que ela é “bem adequada para o crescente número de consumidores que possuem um celular de três ou quatro anos”, mas que “não deve levar as pessoas a atualizar seus dispositivos mais cedo.”
A integração de Inteligência Artificial (IA) e personalização são as grandes novidades da nova linha. Entre as principais novidades, estão:
Além disso, a série Galaxy S25 é equipada com o modelo Gemini, que integra o Android com IA, permitindo interação entre apps da Samsung, Google e outros terceiros, como o Spotify.
A Samsung também anunciou algumas funcionalidades para melhorar a segurança e personalização do dispositivo, incluindo:
As câmeras de foto e vídeo têm as seguintes características:
O design conta com materiais reciclados, incluindo alumínio e cobalto nas baterias. O Galaxy S25 Ultra é feito de titânio, visando mais resistência a quedas.