Publicado 24/01/2025 • 14:39
KEY POINTS
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, disse nesta sexta-feira (24) que o avanço no cumprimento do arcabouço fiscal é essencial para conter a alta da taxa básica de juros (Selic).
Em entrevista a jornalistas, Alckmin afirmou que a taxa de juros elevada prejudica o potencial de crescimento econômico do país. “Quanto mais o governo avançar com o cumprimento do arcabouço fiscal, maior será a capacidade de segurar os juros”, declarou.
Alckmin também abordou o aumento no preço do café, atribuindo o cenário à seca que afetou a produção e à alta do dólar, o que impacta o custo de fertilizantes e equipamentos agrícolas.
“Com o clima favorável, há expectativa de que a safra agrícola cresça 8%, atingindo um recorde”, disse. Segundo o vice-presidente, a recente queda do dólar também contribui para conter os preços do café, além das iniciativas do governo para evitar grandes oscilações no custo dos alimentos.
Entre as ações citadas, ele destacou o uso dos estoques reguladores da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e as desonerações previstas na reforma tributária. “O presidente Lula está preocupado em evitar o alto custo dos alimentos”, afirmou.
“Somos um país com fundamentos econômicos fortes e com um crescimento econômico robusto. Estamos otimistas em relação à inflação”, concluiu.
Mais lidas
Lei para criptomoedas atreladas a ativos reais é prioridade, diz 'czar de cripto' da Casa Branca
Governo cogita troca no Ibama que pode facilitar exploração de petróleo na Margem Equatorial
Trump diz que EUA vão assumir e desenvolver Gaza, e que os 2 milhões de palestinos devem sair por enquanto
Ações do Spotify sobem 10% após empresa registrar primeiro ano lucrativo
Ações da Apple caem 3% no pré-mercado após China considerar investigação sobre práticas da App Store