Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
BIC celebra 75 anos de caneta icônica com inteligência artificial e Shakespeare
Publicado 06/02/2025 • 09:48 | Atualizado há 11 meses
Com troféus, ativações e um Cadillac gigante, por que a LEGO está dobrando a aposta na Fórmula 1
CEO do LinkedIn critica conselho clássico de carreira: “é ultrapassado e pouco realista”
Xbox perde corrida dos consoles e aposta em virada nos games da Microsoft
Por que o chocolate do seu doce de fim de ano pode ser “falso”
Novo filme do Avatar decepciona e estreia com bilheteria abaixo do esperado
Publicado 06/02/2025 • 09:48 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
Em comemoração ao 75º aniversário da icônica caneta Cristal, a BIC lançou o projeto “Uma BIC, Um Livro, Dois Clássicos”.
Criada pela agência VML, a campanha dá nova vida à obra literária “Romeu e Julieta” ao recriar como seria a caligrafia de William Shakespeare, se escrita com uma única BIC Cristal. O projeto teve como elemento central um robô equipado com inteligência artificial, que replicou a caligrafia do autor.
Durante 20 dias, o sistema recriou o texto da peça, guiado por análise de caligrafia e validação de especialistas. Um perito em caligrafia comparou 10 das 22 características definidoras do script original de Shakespeare e confirmou a autenticidade na escrita.
Por meio da combinação de tecnologia e habilidade artesanal, o projeto destacou o toque humano duradouro na arte de contar histórias, mostrando a intensidade, estilo e as particularidades únicas da escrita do autor.
“Além de celebrar 75 anos de um produto que deixou uma marca indelével em gerações, estamos homenageando o poder transformador da escrita – uma ponte para a conexão, inspiração e histórias que transcendem o tempo”, afirmou Rodrigo Iasi, Diretor de Marketing da BIC Brasil e Argentina.
Também como parte das celebrações do 75º aniversário, a BIC fez um presente especial à comunidade literária. No último dia 30 de janeiro, foi realizada uma cerimônia no Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, onde a edição reescrita de Romeu e Julieta foi oficialmente doada à instituição.
O evento também serviu como palco para o lançamento do filme principal do projeto, uma homenagem ao legado da BIC Cristal e à influência duradoura de Shakespeare na literatura mundial.
Refletindo sobre o significado do projeto, Rodrigo Iasi destacou seu impacto cultural: “A caneta BIC Cristal sempre foi um símbolo de simplicidade e funcionalidade. Ao reescrever Romeu e Julieta com uma única caneta Cristal, prestamos homenagem tanto ao legado da escrita quanto à natureza ilimitada da criatividade. Esta celebração ressalta a missão da BIC de inspirar novas histórias e reunir as pessoas por meio do poder da palavra escrita.”
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings
Mais lidas
1
Ações da dona da Havaianas em queda após campanha polêmica
2
“Marcas fortes sofrem quando não respondem rápido”: as lições da polêmica da Havaianas
3
Casquinha e sundaes do McDonald’s são sorvetes? Tribunal toma decisão e fast-food escapa de multa milionária
4
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
5
Volta do Banco Master? Por que TCU questiona liquidação da instituição