CNBC Gastos com publicidade em esportes femininos mais que dobraram em 2024

Serviços & Varejo

Mercado de franquias cresce 13,5% e fatura R$ 273 bilhões em 2024, diz ABF

Publicado 07/02/2025 • 15:33 | Atualizado há 1 mês

Redação Times Brasil, com agências

KEY POINTS

  • O mercado brasileiro de franquias registrou alta de 13,5% em 2024, atingindo um faturamento de R$ 273,08 bilhões, segundo pesquisa de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada na última quarta-feira (5).
  • De acordo com a entidade, o resultado está associado à recuperação do consumo, aquecido pelo baixo nível de desemprego, pelo aumento da massa salarial e pelo poder de compra das famílias.
  • Pelo terceiro ano consecutivo, a Cacau Show manteve a liderança de marca com mais operações (4.216) uma expansão de mais de 10% em 2024.
Cacau Show, a primeira entre as franquias com mais operações em 2024, segundo a ABF.

Divulgação Cacau Show.

O mercado brasileiro de franquias registrou alta de 13,5% em 2024, atingindo um faturamento de R$ 273,08 bilhões, segundo pesquisa de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada na última quarta-feira (5).

De acordo com a entidade, o resultado está associado à recuperação do consumo, aquecido pelo baixo nível de desemprego, pelo aumento da massa salarial e pelo poder de compra das famílias.

“Um mercado de trabalho forte e mais dinheiro circulando na economia, mesmo com seus impactos inflacionários, impulsionaram o faturamento do franchising brasileiro que, assim como outros setores, superou as expectativas iniciais”, destacou o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

Os segmentos de franquias que mais cresceram em 2024 foram:

  • Entretenimento e Lazer (elevação de 16,6%);
  • Saúde, Beleza e Bem-Estar (elevação de 16,5%);
  • Alimentação – Food Service (alta de 16,1%);
  • Alimentação – Comércio e Distribuição (alta de 14,7%).

Principais franquias

Pelo terceiro ano consecutivo, a Cacau Show manteve a liderança de marca com mais operações (4.216) uma expansão de mais de 10% em 2024.

Em seguida, vem O Boticário, com 3.746 operações, McDonald’s (2.704) e a rede Colchões Ortobom (2.387). Já a rede Lubrax+ subiu do sexto para o quinto lugar, com 1.685 operações.

Entre as top 10, também se destacaram:

  • OdontoCompany (Saúde, Beleza e Bem-estar), na sexta posição (1.577 operações);
  • AM/PM (Alimentação), que subiu do oitavo para o sétimo lugar, com 1.450 operações; 
  • Óticas Carol (Saúde, Beleza e Bem-Estar), somando 1.408, também subiu uma posição, ficando em oitavo.

Já as duas marcas que fecham o grupo das dez maiores são novidade nele e apresentaram os maiores saltos:

  • BR Mania (Alimentação) com 1.402 operações, avançou do 11º para o nono lugar,
  • Shell Select (Alimentação), foi a rede que mais subiu posições entre as Top 10, saltando da 13ª para a décima, totalizando 1.264 operações.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

MAIS EM Serviços & Varejo