CNBC
Trader trabalha no pregão da Bolsa de Valores de Nova York em 15 de abril de 2025.

CNBC Por que os mercados globais ignoram os ataques dos EUA ao Irã

Serviços & Varejo

Mercado de franquias cresce 13,5% e fatura R$ 273 bilhões em 2024, diz ABF

Publicado 07/02/2025 • 15:33 | Atualizado há 5 meses

Redação Times Brasil, com agências

KEY POINTS

  • O mercado brasileiro de franquias registrou alta de 13,5% em 2024, atingindo um faturamento de R$ 273,08 bilhões, segundo pesquisa de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada na última quarta-feira (5).
  • De acordo com a entidade, o resultado está associado à recuperação do consumo, aquecido pelo baixo nível de desemprego, pelo aumento da massa salarial e pelo poder de compra das famílias.
  • Pelo terceiro ano consecutivo, a Cacau Show manteve a liderança de marca com mais operações (4.216) uma expansão de mais de 10% em 2024.
Cacau Show, a primeira entre as franquias com mais operações em 2024, segundo a ABF.

Divulgação Cacau Show.

O mercado brasileiro de franquias registrou alta de 13,5% em 2024, atingindo um faturamento de R$ 273,08 bilhões, segundo pesquisa de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgada na última quarta-feira (5).

De acordo com a entidade, o resultado está associado à recuperação do consumo, aquecido pelo baixo nível de desemprego, pelo aumento da massa salarial e pelo poder de compra das famílias.

“Um mercado de trabalho forte e mais dinheiro circulando na economia, mesmo com seus impactos inflacionários, impulsionaram o faturamento do franchising brasileiro que, assim como outros setores, superou as expectativas iniciais”, destacou o presidente da ABF, Tom Moreira Leite.

Os segmentos de franquias que mais cresceram em 2024 foram:

  • Entretenimento e Lazer (elevação de 16,6%);
  • Saúde, Beleza e Bem-Estar (elevação de 16,5%);
  • Alimentação – Food Service (alta de 16,1%);
  • Alimentação – Comércio e Distribuição (alta de 14,7%).

Principais franquias

Pelo terceiro ano consecutivo, a Cacau Show manteve a liderança de marca com mais operações (4.216) uma expansão de mais de 10% em 2024.

Em seguida, vem O Boticário, com 3.746 operações, McDonald’s (2.704) e a rede Colchões Ortobom (2.387). Já a rede Lubrax+ subiu do sexto para o quinto lugar, com 1.685 operações.

Entre as top 10, também se destacaram:

  • OdontoCompany (Saúde, Beleza e Bem-estar), na sexta posição (1.577 operações);
  • AM/PM (Alimentação), que subiu do oitavo para o sétimo lugar, com 1.450 operações; 
  • Óticas Carol (Saúde, Beleza e Bem-Estar), somando 1.408, também subiu uma posição, ficando em oitavo.

Já as duas marcas que fecham o grupo das dez maiores são novidade nele e apresentaram os maiores saltos:

  • BR Mania (Alimentação) com 1.402 operações, avançou do 11º para o nono lugar,
  • Shell Select (Alimentação), foi a rede que mais subiu posições entre as Top 10, saltando da 13ª para a décima, totalizando 1.264 operações.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Serviços & Varejo