Restaurant Brands registra crescimento de 2,5% nas vendas, impulsionado por Burger King e Popeyes
Amazon abre loja de produtos de beleza e cuidados pessoais na Itália como parte da expansão física
Inflação nos EUA cresce acima do esperado em janeiro e taxa anual chega a 3%
Unicórnio Zepz vai demitir 20% de sua força de trabalho global, dizem fontes
Baidu, gigante chinesa de tecnologia, prepara novo modelo de IA enquanto DeepSeek agita o mercado
Publicado 13/11/2024 • 09:19
KEY POINTS
Mulher correndo
Reprodução Unsplash
A diretora de inovação da consultoria Deloitte, Deborah Golden, uma especialista em desenvolver soluções com tecnologias emergentes, revela que suas melhores ideias surgem longe da mesa de trabalho.
“Minhas melhores ideias não surgiram quando estava presa à mesa. Vieram quando estava ao ar livre, no banho, no avião, ouvindo música ou correndo… É nesses momentos que as ideias aparecem. Sou muito boa em enxergar do começo ao fim”, afirma Golden.
Ela deu uma entrevista exclusiva à CNBC na qual contou quais são suas estratégias para encontrar soluções criativas na profissão.
Veja algumas técnicas para estimular novas ideias:
“Faça uma reunião caminhando”, sugere a executiva, que recentemente testou a técnica com uma colega durante um projeto do setor farmacêutico. “Estava um dia lindo e propus um passeio. Ficamos 30 minutos ao ar livre, sem laptops, sem celulares”. Ao retornarem, registraram três soluções importantes que surgiram durante a caminhada.
A prática tem respaldo científico: segundo Marissa Vicario, coach certificada em saúde e bem-estar, o ar fresco e o exercício estimulam o fluxo sanguíneo cerebral, melhorando o foco e a clareza.
Para gestores, Golden recomenda iniciar reuniões com exercícios práticos. Uma sugestão simples: “Dê 30 segundos para cada pessoa pegar um objeto qualquer e explicar o motivo da escolha”. A atividade ajuda a equipe a se desconectar e estimula o fluxo sanguíneo.
“Costumamos pensar em refrescar a mente apenas nas férias ou fins de semana”, afirma Golden. A executiva propõe uma abordagem diferente: criar momentos de pausa durante o expediente:
Ela também sugere outras atividades, como ligar para alguém que ama, fazer palavras cruzadas, sair para correr ou até mesmo fazer polichinelos na sala — o que quer que faça a pessoa se desconectar por esse período de tempo e voltar para sua tarefa novamente.
No geral, a mensagem da executiva da Delloite é clara: criar oportunidades de desconexão durante o dia pode ser a chave para aumentar a produtividade e encontrar soluções criativas para os desafios profissionais.
Mais lidas
Avião colide com veículo na pista, e passageiros registram saída da aeronave; veja os vídeos
Heineken lucra menos que o esperado em 2024
Carrefour Brasil anuncia plano de fechamento de capital
Baidu, gigante chinesa de tecnologia, prepara novo modelo de IA enquanto DeepSeek agita o mercado
SoftBank registra perda de US$ 2,4 bilhões no 3° trimestre