Anthropic, empresa de IA ligada à Amazon, diz que lançou seu modelo ‘mais inteligente’
Publicado 24/02/2025 • 16:03 | Atualizado há 2 meses
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Publicado 24/02/2025 • 16:03 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
A Anthropic afirmou nesta segunda-feira (24) que desenvolveu seu modelo de inteligência artificial (IA) mais inteligente até o momento. Tanto startups com muito dinheiro em caixa e empresas gigantes de tecnologia participam de uma corrida para liderar o setor de IA.
Financiada pela Amazon, a Anthropic lançou sua plataforma Claude 3.7 Sonnet. Trata-se de um modelo híbrido, que combina habilidade e raciocínio –ou, de outra forma, parar para pensar em perguntas complexas—com um modelo tradicional que dá respostas rápidas quase em tempo real.
Jared Kaplan, cofundador e cientista chefe da Anthropic, disse em entrevista à CNBC que esse modelo pode juntar essas duas capacidades: “Queremos um serviço de IA coerente que possa ajudar com tudo, há uma vantagem na simplicidade para os usuários”, ele afirmou.
A Anthropic afirma que este é o único modelo “híbrido” desse tipo disponível no mercado e que ele entrará em operação imediatamente. Kaplan comparou o modelo ao funcionamento do cérebro humano: algumas questões exigem raciocínio profundo, enquanto outras demandam respostas rápidas. A proposta da Anthropic é integrar ambas as capacidades em um único sistema, em vez de ter modelos separados para cada uma delas.
A iniciativa pode dar à Anthropic uma vantagem contra a rival OpenAI e as grandes empresas de tecnologia que investem pesado em modelos de IA. O chatbot Claude, da Anthropic, concorre com o ChatGPT, da OpenAI, e com o Gemini, do Google.
A Anthropic negocia uma captação de até US$ 2 bilhões com a Lightspeed e o Google. A avaliação da empresa é estimada em US$ 60 bilhões, segundo a CNBC. A Amazon já fez um aporte de cerca de US$ 8 bilhões na startup.
Mike Krieger, diretor de produto da Anthropic e cofundador do Instagram, afirmou que a abordagem híbrida simplifica o uso do chatbot para os clientes, permitindo que utilizem múltiplas capacidades sem precisar escolher a melhor opção.
“Os modelos têm personalidades, cada um é um pouco diferente”, disse Krieger à CNBC. Ele afirmou também que é difícil para os usuários decidir qual modelo usar ou por quanto tempo a resposta deve demorar para ser processada. “Eu adoraria que os usuários finais não precisassem pensar nisso.”
Krieger afirmou que os usuários poderão ativar ou desativar a opção híbrida e definir um “orçamento” de tempo conforme suas necessidades. Na segunda-feira, a Anthropic também lançará uma ferramenta para programação com o uso de agentes.
A startup conseguiu se antecipar aos concorrentes em alguns lançamentos de produtos. No fim do ano passado, foi a primeira a oferecer amplamente uma funcionalidade de “agente”, que a OpenAI logo seguiu. Tanto Krieger quanto Kaplan disseram esperar que os concorrentes adotem modelos híbridos. Por ora, eles acreditam que a vantagem competitiva está na forte relação com os clientes e no lançamento de versões cada vez mais avançadas.
“Estamos vendo uma demanda crescente que é difícil de acompanhar com os modelos atuais”, disse Kaplan. “Acreditamos que, à medida que tornamos os modelos mais inteligentes e capazes, essa tendência só vai continuar.”
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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