Os astronautas da NASA, Butch Wilmore (à esquerda) e Suni Williams, posam na escotilha que conecta a Starliner da Boeing à Estação Espacial Internacional.

CNBC Astronautas da Boeing retornam à Terra após nove meses

Alberto Ajzental

E o Oscar do ROI vai para…

Publicado 04/03/2025 • 09:15 | Atualizado há 2 semanas

Alberto Ajzental, do Times Brasil

Foto de Alberto Ajzental

Alberto Ajzental

Trabalha há mais de 30 anos no mercado imobiliário de São Paulo, nas funções financeiro-administrativa, tendo atuado em incorporadoras e construtoras de alto padrão, assim como em fundo imobiliário. Há 15 anos é Diretor-Presidente de uma importante empresa patrimonialista imobiliária. Desde 2019 é Coordenador e Professor do curso Desenvolvimento de Negócios Imobiliários na PEC/FGV-SP. Em novembro de 2024 passou a ser Analista Econômico exclusivo do Jornal Times Brasil, apresentado por Christiane Pelajo e no Money Times, apresentado por Natália Ariede, no Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC. 

KEY POINTS

  • Em época de Oscar e da enorme conquista do cinema nacional, com o Oscar de melhor filme estrangeiro com o filme "Ainda Estou Aqui", que tal olharmos para o lado de negócios desta incrível e forte indústria? Afinal cinema é negócio.
  • Há uma diferença entre o que o grande público gosta, que podemos comprovar pela enorme bilheteria conquistada, com o que a Academia valoriza, representado pelo número de estatuetas conquistadas.
  • As grandes produções têm orçamentos bem maiores que os demais, da ordem de US$ 150 a 200 milhões, enquanto os demais filmes contam com orçamentos de produção bem mais modestos entre US$ 2 e 70 milhões.
Oscar.

Oscar.

Pixabay.

Em época de Oscar e da enorme conquista do cinema nacional, com o Oscar de melhor filme estrangeiro com o filme “Ainda Estou Aqui”, que tal olharmos para o lado de negócios desta incrível e forte indústria? Afinal cinema é negócio.

Listamos abaixo os filmes que vamos analisar com suas bilhetrias no mundo até a data do Oscar:

Esta tabela está representada abaixo pela linha vermelha. Perceba a grande queda dos dois primeiros filmes para os demais em termos de bilheteria.

As barras azuis representam os prêmios conquistados. A primeira conclusão é que há uma diferença entre o que o grande público gosta, que podemos comprovar pela enorme bilheteria conquistada, com o que a Academia valoriza, representado pelo número de estatuetas conquistadas.

Enquanto Wicked e Duna 2 faturaram mais de US$ 700 milhões e conquistaram 3 Oscars cada, em geral técnicos, Anora faturou US$ 40 milhões e conquistou 5 prêmios.

A seguir vamos relacionar novamente o faturamento dos filmes, mas agora com os seus orçamentos.

Mantivemos a linha vermelha de faturamento no gráfico abaixo, mas agora, para comparar com os orçamentos, representados pelas barras azuis, cuja escala está à direira do gráfico.

Perceba que os filmes voltados ao grande público, as grandes produções, têm orçamentos bem maiores que os demais, da ordem de US$ 150 a 200 milhões, enquanto os demais filmes contam com orçamentos de produção bem mais modestos entre US$ 2 e 70 milhões.

Comparando a relação Faturamento dividido pelo Orçamento chegamos ao que chamamos de Múltiplos. Com relação aos Múltiplos, ou Retorno, o grande campeão da temporada foi nada mais nada menos que o brasileiro “Ainda Estou Aqui”. Este faturou US$ 28 milhões, tendo gasto apenas US$ 1,5 milhão, obtendo assim um múltiplo de quase 19 vezes.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Alberto Ajzental