Procon-SP notifica Voepass e envia fiscais para o Aeroporto de Congonhas
Publicado 11/03/2025 • 13:26 | Atualizado há 20 horas
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Publicado 11/03/2025 • 13:26 | Atualizado há 20 horas
KEY POINTS
São Paulo (SP), 14/08/2024 - Balcão de atendimento da Voepass Linhas Aéreas no Aeroporto de Congonhas. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O Procon-SP notificou as empresas Voepass e Latam para prestarem esclarecimentos sobre como estão atendendo os consumidores após decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de suspender os voos realizados pela Voepass a partir desta terça-feira (11).
A entidade enviou equipes de fiscalização ao aeroporto de Congonhas, para acompanhar o atendimento e orientar os passageiros que possam ter sido surpreendidos pela decisão.
Na notificação, as empresas devem informar sobre:
Os passageiros que já se encontrarem nos aeroportos têm direito à comunicação grátis em atrasos superiores a 1 hora, e alimentação para atrasos de 2 horas e hospedagem a partir de 4 horas de atraso. Se o aeroporto for da mesma cidade do consumidor, ele terá direito a transporte até sua residência.
As passagens de voos operados pela Voepass são comercializadas de três formas: diretamente pela Voepass; pela Latam — em razão de acordo comercial entre as duas empresas —; e por agências de viagens. Assim, o dever de informar os passageiros sobre alterações e cancelamentos de voos será da empresa responsável pela comercialização dos bilhetes.
Com os voos cancelados, elas precisarão informar a situação do voo e as alternativas previstas na legislação, tais como: reacomodação em outro voo da mesma companhia aérea ou até de outra companhia; execução do serviço para o mesmo destino por modalidade como via rodoviária, por exemplo; e reembolso do valor pago integralmente, dentre outros.
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