Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘O segredo do nosso crescimento é uma consultoria completa, da ideia ao lançamento’, diz CEO da FCamara
Publicado 15/03/2025 • 17:47 | Atualizado há 5 meses
Starbucks expande teste de bebidas com água de coco nos EUA
Reino Unido enfrenta desafio legal por tentar aprovar construção de data center
EUA e UE detalham tarifas para automóveis, produtos farmacêuticos e outros setores
Reestruturação da Meta inclui redução de gastos massivos com talentos em inteligência artificial
CEO da Lamborghini sobre tarifas: ‘Para nós, o livre comércio é o caminho certo’
Publicado 15/03/2025 • 17:47 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC, Fábio Camara, fundador e CEO da FCamara, detalhou sua trajetória no mundo do empreendedorismo, destacando os desafios e aprendizados que marcaram sua jornada. Começando aos 22 anos, Camara diz ter se lançado no universo do empreendedorismo movido por sonhos, mas sem muitos modelos de referência.
Ele explicou que, na juventude, o foco estava em experimentações rápidas, erros e aprendizados. “Com 22 anos de idade você tá muito mais movido por sonhos e com poucas realidades. O Brasil, em especial, faltam muito modelos para que a gente possa se inspirar, possa copiar, imitar”, afirmou.
Para ele, os desafios iniciais envolviam uma constante adaptação e a necessidade de errar rapidamente para poder acertar. “O desafio era experimentando, fazendo experimentações rápidas, errando rápido para conseguir fazer os acertos. E isso só conseguimos depois de 30 anos de idade, com 22 era só erro”, explicou.
A FCamara, que ele fundou em 2007, cresceu consideravelmente desde então, com 15 colaboradores e operações em países como Portugal, Holanda, Bélgica, Reino Unido e Dubai. A expansão internacional da empresa, no entanto, trouxe seus próprios desafios. Inicialmente, o foco foi em Portugal, mas Camara percebeu que, apesar das semelhanças culturais, o mercado português apresentou desafios.
“Nós fomos para Portugal, mas nós tomamos coragem para ir para mais lugares na Europa, porque a gente percebeu que Portugal não era tão parecido com o Brasil quanto imaginávamos”, disse ele.
Além da expansão na Europa, a FCamara também direcionou seus esforços para o Oriente Médio, em Dubai, após perceber a grande presença de empresários árabes em Londres. A empresa também está planejando sua entrada nos Estados Unidos, embora Camara saiba que o mercado americano exige uma abordagem diferente, mais robusta. “Nos Estados Unidos, tudo é muito gigante, então não dá para entrar como a gente entrou em outros países. Tem que entrar grande lá”, afirmou.
O segredo para o sucesso da FCamara, segundo Fábio, está em sua visão de negócios e em uma abordagem que vai além da consultoria tecnológica tradicional. A empresa oferece uma consultoria completa, desde a concepção de ideias até o lançamento no mercado. “Nós somos uma consultoria muito completa, a gente vai desde a ideia até o lançamento no mercado”, destacou ele.
Camara também discorreu sobre a importância da centralidade no cliente para os setores em que sua empresa atua, como varejo, finanças e saúde. Para ele, todos esses setores compartilham um elemento comum: a necessidade de entender profundamente os clientes e suas dificuldades. “São setores orientados a pessoas, com muitos clientes. Todos eles querem entender muito sobre os seus clientes e as suas dificuldades tecnológicas para isso”, disse Camara.
Em relação ao seu estilo de liderança, Fábio Camara enfatizou a importância de fornecer autonomia para sua equipe, acreditando que as pessoas são o principal ativo de qualquer empresa. “Nós somos uma empresa de capital intelectual. As pessoas que sabem mexer na tecnologia são o que fazem a diferença”, explicou. Ele também falou sobre a importância da mentoria e da formação constante, que são partes essenciais do seu método de liderança. “A ideia da mentoria, a ideia da formação constante, é porque são essas as pessoas que no fundo vão nos representar e fazer as grandes construções”, afirmou Camara.
Quando questionado sobre conselhos para aspirantes a empreendedores, Fábio compartilhou a lição que recebeu de um guru empresarial. “Um bom empresário é aquele que vem de sonhos, é o que acredita nos sonhos, é o que constrói os sonhos. Então, para fazer o caminho que eu fiz, tem que ser sonhador, o máximo sonhador possível”, concluiu.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Além do Pix: empresas dos EUA reclamam a Trump de STF, Anatel e taxação de big techs
EXCLUSIVO: por que as big techs americanas temem a regulamentação das redes sociais no Brasil?
Apesar do tarifaço, real lidera valorização global ante o dólar no último mês; economistas analisam cenário
‘Valorizamos quem aprende rápido’, afirma VP sênior da Siemens Energy sobre requalificação da mão de obra
Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC tem dois jornalistas entre os 100 mais admirados do país