Como o TikTok Shop está superando a Amazon e Temu no espaço de compras via redes sociais
Publicado 30/03/2025 • 09:40 | Atualizado há 3 dias
BREAKING NEWS
Trump anuncia tarifas recíprocas: "Empregos e fábricas voltarão aos EUA"
Veja detalhes do novo Nintendo Switch 2: preço, tamanho da tela, controles, chat por microfone e jogos
Noruega recebe apelo para revogar proibição de fundo de US$ 1,8 trilhão em fabricantes de armas
OpenAI investe na Adaptive Security em nova rodada de financiamento
Ações da Tesla sobem com rumor de que Elon Musk pode deixar cargo no governo em breve
‘Setor mais interessante e importante’: escritórios familiares na Ásia estão investindo em inteligência artificial
Publicado 30/03/2025 • 09:40 | Atualizado há 3 dias
KEY POINTS
Pixabay
Apesar de ser um player recente no mercado, o TikTok Shop conquistou rapidamente um grande número de compradores. A operação nos Estados Unidos foi lançada em 2023 e atraiu 47 milhões de compradores à plataforma, que gastam em média US$ 32 milhões por dia, de acordo com o Capital One Shopping.
O marketplace, baseado em redes sociais, combina os preços extremamente baixos do Temu com compras dentro do aplicativo, de maneira semelhante ao Instagram e ao Facebook.
Apenas em 2024, o TikTok Shop adicionou aproximadamente 11,9 milhões de compradores nos Estados Unidos, colocando a plataforma à frente de concorrentes como Meta e Pinterest no mesmo período, segundo dados da Emarketer.
Leia também:
“Todas essas empresas devem ficar realmente preocupadas, porque o TikTok Shop começa com uma grande força de retenção de clientes”, disse Jason Goldberg, diretor de estratégia de comércio da Publicis Groupe, uma empresa de marketing.
Ao contrário de outras experiências de compras sociais, o TikTok Shop mantém os compradores dentro de seu próprio aplicativo. Outras plataformas, como o Instagram, direcionam os compradores para sites externos para finalizar as compras.
Além disso, o TikTok utiliza seu algoritmo para sugerir produtos da mesma forma que recomenda conteúdos — ele exibe anúncios para os usuários com base em seus hábitos de engajamento, não apenas de compras.
“Cada vez que você olha para algo, cada vez que você pausa em algo, cada vez que você clica ou desliza em algo, isso está cortando código nos bastidores desse algoritmo e tornando-o mais inteligente”, disse Richard Crone, fundador da Crone Consulting, uma empresa de e-commerce.
Especialistas no varejo chamam essa combinação de compras e entretenimento de ‘shoppertainment’. É uma categoria de e-commerce que gerou novas carreiras para influenciadores de redes sociais como Lexi Rosenstein.
“As pessoas não percebem que você pode ter 5 mil seguidores e monetizar seu conteúdo no TikTok e no TikTok Shop, fazendo disso uma carreira”, disse Rosenstein. Como afiliada do TikTok, ela acumulou mais de 70 mil seguidores e é a principal vendedora de produtos de beleza nos Estados Unidos no aplicativo. Ela atribui seu grande número de seguidores ao crescimento das compras ao vivo no TikTok.
E, ainda assim, o TikTok Shop corre o risco de desaparecer. Em abril de 2024, o Congresso dos Estados Unidos aprovou uma lei exigindo que a ByteDance, empresa mãe do TikTok, vendesse as operações do aplicativo no país para uma empresa americana, sob pena de um banimento efetivo do app nos Estados Unidos.
As preocupações são de que o TikTok represente uma ameaça à segurança nacional devido aos seus laços com a China, acusações que o TikTok nega. O aplicativo saiu do ar por algumas horas antes do prazo inicial da lei em janeiro, mas o TikTok recebeu uma prorrogação de 75 dias do presidente Donald Trump por meio de uma ordem executiva.
A ByteDance tem até o dia 5 de abril para encontrar um comprador nos Estados Unidos.
Até o momento da publicação desta matéria, nenhum comprador foi anunciado.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Ações da Tesla sobem com rumor de que Elon Musk pode deixar cargo no governo em breve
Governo e oposição se unem no Senado por projeto contra tarifaço de Trump
Chinesa TCL é a nova parceira do maior canal de negócios do país, que agora chega de graça para mais 8 milhões de televisores no Brasil
Aprovação de Lula volta a cair e é a pior desde o início do governo, diz pesquisa Genial/Quaest
Casa Branca confirma que tarifas de Trump do dia 2 "entrarão em vigor imediatamente" após anúncio