Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Trump anuncia tarifas temporárias de 10% para maioria dos países, mas taxa China em 125%
Publicado 09/04/2025 • 16:20 | Atualizado há 8 meses
Starbucks e Burger King recorrem a fundos chineses para disputar mercado local
BP anuncia nova CEO — a quarta troca de comando em seis anos
Na disputa pelo Fed, Waller promete defender independência do Banco Central diante de Trump
Conselho da Warner Bros. Discovery rejeita oferta da Paramount e afirma a acionistas que acordo com a Netflix é superior
Com IPOs bilionários, China acelera ofensiva contra Nvidia
Publicado 09/04/2025 • 16:20 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
moeda da World Liberty, chamada USD1, pretende manter um valor de US$ 1
Daniel Torok/ White House
O presidente Donald Trump anunciou nesta quarta-feira (9) a redução para 10% nas tarifas sobre importações para a maioria dos parceiros comerciais dos EUA. A redução terá validade de 90 dias. A medida não inclui a China. No mesmo anúncio, Trump afirmou que vai taxar a China em 125%. A decisão tem “efeito imediato”.
O anúncio ocorreu horas depois de produtos de quase 90 países ficarem sujeitos a tarifas recíprocas mais rígidas impostas pelos Estados Unidos. O tarifaço americano foi anunciado na semana passada.
Desde então, a China tem mantido uma postura de retaliação. O país anunciou que também iria taxar os produtos americanos na mesma proporção, e houve uma escalada de tensão e percentuais de impostos.
Enquanto isso, outros países procuraram os EUA tentando negociar novos patamares para não travar as transações comerciais.
A medida anunciada por Trump reflete esse cenário. Ao anunciar a decisão, Trump afirmou que a tarifa de 125% contra a importação de produtos chineses refletia a “falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais”. Na postagem, Trump disse que “mais de 75 países” entraram em contato com autoridades americanas para negociar depois que ele revelou suas novas tarifas na semana passada.
Os índices do mercado de ações dispararam com o anúncio de Trump. O S&P 500 saltou 7%, o que o coloca a caminho de seu maior ganho em um único dia em cinco anos.
Os mercados financeiros estão em turbulência desde que Trump anunciou seu plano, com as bolsas de valores dos EUA sofrendo quatro dias consecutivos de queda até terça-feira.
O secretário do Comércio, Howard Lutnick, disse em um tweet que ele e o secretário do Tesouro, Scott Bessent, sentaram-se com Trump enquanto ele escrevia o anúncio no Truth Social, “uma das postagens mais extraordinárias do Truth de sua presidência”.
“O mundo está pronto para trabalhar com o presidente Trump para consertar o comércio global, e a China escolheu a direção oposta”, escreveu Lutnick.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Família de Chorão perde direitos sobre a marca Charlie Brown Jr.; entenda as consequências
2
Flamengo é vice-campeão da Copa Intercontinental; veja quanto vale o prêmio do 2º lugar
3
Série especial: dívida bilionária nas estatais vira novo risco fiscal para o Brasil
4
EXCLUSIVO: Falta de higiene e estrutura sanitária. Um ano após escândalo de trabalho escravo, funcionários fazem manifestações em fábrica da BYD na Bahia
5
Mega da Virada: como funciona o bolão da loterias caixa?