Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Novo filme de Kleber Mendonça Filho vai disputar a Palma de Ouro em Cannes 2025
Publicado 10/04/2025 • 14:42 | Atualizado há 1 mês
EXCLUSIVO CNBC: CEOs da Oracle falam sobre responsabilidade da IA no mercado bilionário de serviços de nuvem
Montadoras são acusadas de fraudar testes de emissões de diesel em processos no Reino Unido
Pesquisa aponta que maioria dos americanos deixaria o emprego se voltasse ao presencial
Salesforce adiciona chamada de voz a software de atendimento ao cliente Agentforce AI
Citi prepara serviço de custódia de criptoativos em 2026, enquanto Wall Street mergulha mais fundo em ativos digitais
Publicado 10/04/2025 • 14:42 | Atualizado há 1 mês
“O Agente Secreto” perdeu a Palma de Ouro para o filme iraniano Un Simple Accident, de Jafar Panahi. Mas levou os prêmios de Melhor Ator e Melhor Diretor.
Divulgação
O filme brasileiro O Agente Secreto, sexto longa do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho, integra a Seleção Oficial da 78ª edição do Festival de Cannes, que ocorre de 13 a 24 de maio na França. A seleção foi anunciada pelo diretor artístico do festival Thierry Frémaux e pela presidente do festival, Iris Knobloch, na manhã desta quinta-feira (10), numa coletiva de imprensa em Paris.
Outros destaques são Missão Impossível - O Acerto Final, último episódio da franquia estrelada por Tom Cruise, The Phoenician Scheme, de Wes Anderson, New Wave, de Richard Linklater, Eddington, de Ari Aster (de Hereditário e Midssomar), com Emma Stone, Pedro Pascal e Joaquin Phoenix.
O Brasil é o país homenageado este ano e a atriz francesa Juliette Binoche será a presidente do júri. O ator Robert De Niro receberá a Palma de Ouro honorária, em homenagem a sua carreira. O ator já esteve presente no evento diversas vezes, competindo com filmes como 1900, de Bernardo Bertolucci, Taxi Driver, de Martin Scorsese, e Era uma Vez na América, de Sergio Leone, entre outros.
Leia mais
Netflix investe R$ 5 milhões para modernizar a Cinemateca Brasileira
Arrecadação de filmes brasileiros cresce 289% em sete anos e número de salas é recorde
Com Wagner Moura como protagonista, O Agente Secreto é o terceiro filme do roteirista e diretor Kleber Mendonça Filho selecionado para disputar a Palma de Ouro, o prêmio máximo do festival. Os outros dois foram Aquarius (2016) e Bacurau (2019).
O Agente Secreto é um thriller ambientado no Brasil de 1977. Na trama, Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura. No elenco estão ainda Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, Udo Kier e Hermila Guedes, entre outros.
O filme é uma coprodução Brasil (CinemaScópio Produções), França (MK Productions), Holanda (Lemming) e Alemanha (One Two Films). No Brasil, a distribuição é da Vitrine Filmes.
“Esse filme é resultado de um desejo grande de continuar filmando o Brasil e o Recife, desta vez no contexto histórico do mundo de 50 anos atrás, de um Brasil do passado. Eu também tinha vontade de fazer um filme de mistério e de suspense, em que o Recife fosse o cenário principal. Eu era criança nos anos 1970, mas me lembro com alguma clareza do ano de 1977, quando eu tinha nove anos. Creio que 77 foi o primeiro ano que me marcou ainda como criança. Naquela época, o Brasil era muito diferente, mas, de certa forma, também muito parecido com o de hoje”, destaca Kleber Mendonça Filho.
O diretor celebra o convite para estrear o novo longa-metragem no Festival de Cannes: “É a combinação perfeita: encerra a realização do filme e inaugura a sua trajetória. Estou feliz com O Agente Secreto, honrado com o convite e quero que as pessoas vejam o filme no exterior e no Brasil. É uma história muito brasileira e, por isso mesmo, é um filme do mundo todo”.
Além disso, o longa-metragem marca a primeira colaboração de Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura. “Filmar O Agente Secreto foi uma das melhores experiências que tive em sentidos diversos. Trabalhar com Kleber era quase uma obsessão desde que vi O Som ao Redor. Estar em Recife, 25 anos depois de estrear ali A Máquina, a peça de João Falcão, e viver essa cidade incrível com Kleber, Emilie e seus amigos, que agora também são meus, sobretudo saber que para além da alegria de estar no Nordeste falando minha língua, eu estava fazendo um filmaço. E Cannes é a minha primeira memória de ter conversado com Kleber, no ano de 2003, quando estive lá com o filme Cidade Baixa, dirigido por Sergio Machado, e ele estava cobrindo o festival como crítico de cinema. Tudo fazendo um sentido lindo danado”, afirma Wagner Moura, que está atualmente em Londres, rodando um novo projeto.
--
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Maior fábrica de celulose do mundo é erguida no Brasil com investimento de US$ 4,6 bilhões
Cinco lições deixadas pela crise dos COEs da Ambipar e da Braskem
XP avalia criação de fundo para investidores afetados por COE da Ambipar
Arauco: Maior fábrica de celulose do mundo criará vagas de emprego que superam o número de habitantes da cidade sede em MS
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG