estagflação

CNBC Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano

Tarifas do Trump

Califórnia processa Trump para impedir as suas tarifas “ilegais”

Publicado 16/04/2025 • 15:25 | Atualizado há 3 dias

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Califórnia processou nesta quarta-feira (16) o Presidente Donald Trump para travar o seu regime tarifário abrangente.
  • O governador Gavin Newsom e o procurador-geral da Califórnia, Rob Bonta, devem realizar uma coletiva de imprensa às 13h30 ET anunciando o processo.
  • O processo federal torna a Califórnia o primeiro estado a desafiar a administração Trump sobre seus amplos planos tarifários.

O Presidente dos EUA, Donald Trump, e a Primeira Dama, Melania Trump, são recebidos pelo Governador da Califórnia, Gavin Newson, à chegada ao Aeroporto Internacional de Los Angeles, em Los Angeles, Califórnia, a 24 de janeiro de 2025, para visitar a região devastada pelos incêndios de Palisades e Eaton.

Mandel Ngan | AFP | Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)

A Califórnia processou o Presidente Donald Trump nesta quarta-feira (16) para interromper o seu regime tarifário abrangente, com o argumento de que ele está implementando sua agenda comercial protecionista ilegalmente.

O processo federal faz da Califórnia o primeiro estado a desafiar a administração Trump sobre seus amplos planos tarifários, que provocaram uma volatilidade histórica do mercado e desgastaram as relações da América com seus aliados e parceiros comerciais.

“Donald Trump não tem autoridade para impor unilateralmente o maior aumento de impostos da nossa existência com as suas tarifas destrutivas”, escreveu o governador da Califórnia, Gavin Newsom, no X. “Estamos o levando para o tribunal”.

A ação judicial argumenta que a utilização de Trump da Lei de Poderes de Emergência Econômica Internacional (IEEPA) – a qual ele invocou recentemente para impor seu denominado plano tarifário recíproco – é “ilegal e sem precedentes”, disse o gabinete de Newsom à NBC News.

A situação cria “danos imediatos e irreparáveis para a Califórnia, o maior estado económico, industrial e agrícola do país”, disse o gabinete.

A ação registrada no Tribunal Distrital dos EUA no norte da Califórnia busca declarar as tarifas de Trump como nulas.

Newsom e o Procurador-Geral da Califórnia, Rob Bonta, irão realizar uma coletiva de imprensa às 13h30 (ET) para anunciar a ação judicial.

“A implementação caótica e aleatória de tarifas pelo Presidente não é apenas profundamente preocupante, é ilegal”, disse Bonta numa declaração à NBC.

“ Como a quinta maior economia do mundo, a Califórnia entende que a política comercial global não é apenas um jogo”, disse Bonta.

“Os californianos estão se preparando para as consequências do impacto das escolhas do Presidente – desde os agricultores do Vale Central, às pequenas empresas em Sacramento e às famílias preocupadas na mesa da cozinha.”

A Casa Branca atacou Newsom por causa da ação judicial.

“Em vez de se concentrar no crime desenfreado da Califórnia, nos moradores de rua e na inacessibilidade dos preços, Gavin Newsom está gastando seu tempo tentando bloquear os esforços históricos do presidente Trump para finalmente abordar a emergência nacional dos persistentes déficits comerciais de bens de nosso país”, disse o porta-voz da Casa Branca Kush Desai à CNBC em um comunicado.

“Toda a administração Trump continua comprometida a lidar com esta emergência nacional que está dizimando as indústrias americanas e deixando nossos trabalhadores para trás com todas as ferramentas à nossa disposição, desde tarifas até negociações”, disse Desai.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tarifas do Trump