Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Nvidia diz que segue leis de exportação ‘à risca’ um dia após paralisação de vendas de chips de IA para a China
Publicado 16/04/2025 • 20:08 | Atualizado há 4 meses
Ações da Pandora fecham em queda de 18% após balanço e alerta sobre tarifas dos EUA
Futuro do Fed em xeque: divergência entre nomes cotados revela embate sobre independência da instituição
IA acelera disrupção no setor de aluguel e redefine gestão imobiliária nos EUA
Washington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia
Com alta de até 170%, em meio à pressão dos EUA, Eli Lilly reajusta preço do Mounjaro no Reino Unido
Publicado 16/04/2025 • 20:08 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Jensen Huang, cofundador e CEO da Nvidia Corp., durante a cerimônia de abertura da fábrica Tan Ke da Siliconware Precision Industries Co. (SPIL) em Taichung, Taiwan, na quinta-feira, 16 de janeiro de 2025.
Um dia após a Nvidia revelar que enfrentaria um custo de US$ 5,5 bilhões por conta de pedidos cancelados do chip H20 — que o governo afirmou esta semana precisar de licença para exportação à China — a empresa afirmou que cumpre as regras sobre onde pode vender seus processadores de inteligência artificial.
“O governo dos EUA instrui as empresas americanas sobre o que podem vender e onde — nós seguimos as diretrizes do governo à risca”, disse um representante da Nvidia em comunicado.
A Nvidia afirmou que a declaração foi uma resposta ao Comitê Seleto da Câmara dos Representantes focado em ameaças à segurança nacional vindas da China, que abriu uma investigação sobre as vendas da Nvidia nesta quarta-feira (16). O H20 foi lançado pela Nvidia após o governo Biden restringir as exportações de chips de IA em 2022. É uma versão desacelerada, projetada para cumprir os controles de exportação dos EUA.
O breve comentário da Nvidia é um indicativo de como a empresa vai defender seus negócios em Washington, D.C., à medida que sua tecnologia passa a ser mais examinada em questões de defesa e segurança nacional. As ações da empresa caíram quase 7% na quarta-feira.
Os chips da Nvidia dominam o mercado de aplicações de IA, e alguns foram usados pela DeepSeek, da China, para construir o R1, que sacudiu os mercados em janeiro.
Na quarta-feira, a fabricante de chips destacou os impostos pagos, sua força de trabalho baseada nos EUA e seu papel como líder em tecnologia.
As exportações da empresa também ajudam os EUA a reduzir seu déficit comercial, disse o comunicado, respondendo diretamente ao motivo declarado pelo presidente Trump para impor tarifas no início deste mês.
“A NVIDIA protege e fortalece a segurança nacional ao criar empregos e infraestrutura nos EUA, promover a liderança tecnológica americana, trazer bilhões de dólares em arrecadação tributária para o Tesouro americano e aliviar o enorme déficit comercial dos EUA”, afirmou o comunicado.
Um desafio para a Nvidia é que o H20 era legalmente exportável para a China até a semana passada, segundo as regras anteriores do governo Biden. Mas o Comitê Seleto da Câmara afirmou nesta quarta-feira que a venda dos chips H20 ao longo do último ano funcionava, na prática, como uma “brecha”.
“A indústria de tecnologia apoia os EUA ao exportar para empresas conhecidas ao redor do mundo — se o governo pensasse diferente, nos instruiria”, disse a Nvidia em seu comunicado.
O governo também está investigando se os chips restritos enviados à China passaram por Singapura, o segundo maior mercado da Nvidia por endereço de faturamento, com pouco menos de US$ 24 bilhões em vendas no último ano fiscal da empresa, segundo documentos oficiais.
A Nvidia esclareceu nesta quarta-feira que a receita em Singapura indica vendas com endereço de cobrança no país, muitas vezes para subsidiárias de clientes americanos.
“Os produtos associados são enviados para outros locais, incluindo os Estados Unidos e Taiwan, e não para a China”, disse a Nvidia.
Além dos controles de exportação para a China e da investigação do Congresso, a Nvidia também enfrenta novas restrições sobre o que pode exportar a partir do próximo mês, sob regras de “difusão de IA” propostas inicialmente pelo governo Biden.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Fábrica da chinesa GWM em São Paulo inicia produção com plano de 60% de nacionalização
Economistas avaliam impacto de reunião Trump-Putin sobre inflação, crédito e commodities
Prazo se aproxima para evitar greve da Air Canada
Cultura do excesso: quando o sintoma vira sistema
Nada está fora da mesa de negociações: Trump e Putin se preparam para se encontrar no Alasca