estagflação

CNBC Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano

Tarifas do Trump

Etsy promove compras locais nos EUA enquanto tarifas de Trump ameaçam aumento de preços nas importações

Publicado 17/04/2025 • 20:55 | Atualizado há 2 dias

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • A Etsy está facilitando a compra de produtos de vendedores domésticos à medida que tenta amenizar o impacto das tarifas do presidente Donald Trump sobre parceiros comerciais.
  • A empresa disse que está trabalhando para ajudar seus milhões de vendedores a “administrarem seus negócios com o mínimo de interrupção possível.”
  • Isso ocorre enquanto varejistas concorrentes de baixo custo, Shein e Temu, planejam aumentar os preços no final da próxima semana devido às tarifas.
Um funcionário passa por uma colcha exibindo a sinalização da Etsy Inc. na sede da empresa no Brooklyn.

Um funcionário passa por uma colcha exibindo a sinalização da Etsy Inc. na sede da empresa no Brooklyn.

Victor J. Blue/Bloomberg via Getty Images (Reprodução CNBC Internacional)

A Etsy está tentando facilitar para os consumidores a compra de produtos de comerciantes locais e evitar o custo adicional das importações, já que as amplas tarifas do presidente Donald Trump levantam preocupações sobre aumento de preços.

Em uma publicação no site da Etsy na quinta-feira (17), o CEO Josh Silverman disse que a empresa está “apresentando novas maneiras para os compradores descobrirem negócios em seus países” por meio de páginas de compras e ao destacar vendedores locais em seu site e aplicativo.

“Enquanto continuamos a fomentar e permitir o comércio transfronteiriço na Etsy, entendemos que as pessoas estão cada vez mais interessadas em comprar dentro do próprio país,” disse Silverman.

A Etsy opera um marketplace online que conecta compradores e vendedores, com foco em produtos artesanais e feitos à mão. O site, que contava com 5,6 milhões de vendedores ativos no final de dezembro, compete com o gigante do e-commerce Amazon, assim como com novos entrantes com ligações à China, como Temu, Shein e TikTok Shop.

Ao destacar vendedores locais, a Etsy pode poupar alguns consumidores de pagar preços mais altos induzidos pelas amplas tarifas de Trump sobre parceiros comerciais. Trump impôs tarifas à maioria dos países estrangeiros, com a China enfrentando uma taxa de 145% e outras nações enfrentando tarifas de 10%, após a implementação de uma pausa de 90 dias para permitir negociações. Trump também assinou uma ordem executiva que encerrará a cláusula de de minimis — uma brecha para remessas de baixo valor amplamente usada por empresas online — em 2 de maio.

Temu e Shein já anunciaram que planejam aumentar os preços no final da próxima semana em resposta às tarifas. Vendedores do marketplace de terceiros da Amazon, muitos dos quais obtêm seus produtos da China, disseram que estão considerando repassar aumentos de preços.

Silverman disse que a Etsy forneceu orientações aos seus vendedores para ajudá-los a “administrar seus negócios com o mínimo de interrupção possível” diante das tarifas e das mudanças na isenção de minimis.

Antes de as tarifas do “Dia da Libertação” de Trump entrarem em vigor, Silverman disse, na teleconferência de resultados do quarto trimestre em fevereiro, que espera que a Etsy se beneficie das tarifas e das restrições ao de minimis, porque a empresa “tem muito menos dependência de produtos vindos da China.”

“Estamos fazendo todo o trabalho possível para antecipar e nos preparar para o que vier,” disse Silverman na época. “De modo geral, porém, acho que a Etsy será mais resiliente do que muitos de nossos concorrentes nessas situações.”

Ainda assim, os consumidores americanos podem enfrentar preços mais altos na Etsy, à medida que empresas dos EUA que obtêm seus produtos ou componentes da China repassem parte desses custos aos consumidores.

As ações da Etsy caíram 17% neste ano, um pouco mais do que o índice Nasdaq.


📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Tarifas do Trump