Bolsa americana: Dow fecha 400 pontos acima, mas encerra sessão bem abaixo das máximas do dia
Publicado 23/04/2025 • 19:34 | Atualizado há 8 horas
Empresas americanas desembolsaram milhões para a posse de Trump. Agora, ele está destruindo muitos de seus negócios
Trump quer que as montadoras transfiram a produção de veículos para os EUA. Não é tão simples assim
5 citações: Elon Musk sobre cronograma de robotáxis, robôs Optimus, tarifas, energia e o futuro da Tesla
A ‘regra simples’ de Warren Buffett para construir riqueza quando o mercado de ações está volátil
CEO da OpenAI, Sam Altman deixa cargo de presidente do conselho da Oklo
Publicado 23/04/2025 • 19:34 | Atualizado há 8 horas
KEY POINTS
Operadores trabalham no pregão da Bolsa de Valores de Nova York em 17 de abril de 2025.
Brendan McDermid | Reuters (Reprodução CNBC Internacional)
As ações subiram nesta quarta-feira (23) com esperanças de que as tensões comerciais entre EUA e China possam em breve diminuir, enquanto o presidente Donald Trump sinalizou que não planeja remover Jerome Powell de seu cargo como presidente do Federal Reserve.
O Dow Jones Industrial Average saltou 419,59 pontos, ou 1,07%, para fechar em 39.606,57. O S&P 500 subiu 1,67% para encerrar em 5.375,86, e o Nasdaq Composite avançou 2,50% e fechou em 16.708,05. Todos os três índices registraram ganhos consecutivos.
No entanto, as principais médias encerraram a sessão bem abaixo das máximas. Em um momento na manhã de quarta-feira, o Dow, composto por ações de primeira linha, subiu mais de 1.100 pontos, e o S&P 500 estava com alta de 3,44%.
Leia mais:
Trump disse na terça-feira (22) que está disposto a adotar uma abordagem menos confrontadora nas negociações comerciais com a China, observando que a tarifa atual de 145% sobre as importações chinesas é “muito alta, e não será tão alta… Não, não será nem perto disso. Vai cair substancialmente. Mas não será zero.”
O secretário do Tesouro, Scott Bessent, também disse na quarta-feira que ambos os países têm a chance de fazer “um grande acordo” comercial. “Se eles quiserem reequilibrar, vamos fazer isso juntos”, ele disse.
“É isso que o mercado vem implorando — mesmo só um indício de esfriamento no vai-e-volta entre os EUA e a China quando se trata de comércio”, disse Keith Buchanan, gerente de portfólio na Globalt Investments. “O mercado está aliviado, é claro — a pior retórica está, com sorte, para trás — mas ainda não chegamos ao fim do jogo.”
O Wall Street Journal também informou na quarta-feira, citando um funcionário da Casa Branca, que a administração estava considerando reduzir as tarifas à China para entre 50% e 65%. Um funcionário da Casa Branca disse posteriormente à CNBC que tal movimento teria que ser bilateral, no entanto, com a China também reduzindo barreiras comerciais.
As ações com maior exposição à China, que haviam caído nas últimas semanas, se recuperaram. Isso incluiu os titãs do grupo “Sete Magníficos”, Apple e Nvidia, que subiram mais de 2% e mais de 3%, respectivamente.
As ações da Tesla também saltaram 5%, devido ao alívio nas pressões tarifárias e após o CEO Elon Musk dizer, durante a teleconferência de resultados da empresa na terça-feira, que o tempo que ele passa comandando o chamado Departamento de Eficiência Governamental de Trump vai cair “significativamente” a partir do próximo mês.
Os investidores respiraram aliviados quando Trump também disse que não tem “nenhuma intenção” de demitir Powell, cujo mandato como presidente do Fed termina em maio de 2026. O comentário é uma espécie de reversão por parte do presidente, que lançou farpas contra Powell ainda na segunda-feira, chamando o chefe do banco central de um “grande perdedor” e exigindo a redução das taxas de juros. Na semana passada, Trump disse em uma postagem no Truth Social que a “demissão [de Powell] não pode chegar rápido o suficiente”.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Trump busca 'acordo justo' com a China, mas caminho é incerto
EUA x CHINA: Líder nos smartphones na China e mirando a Tesla, Xiaomi apresenta sua super fábrica que monta um carro a cada 76 segundos
Exportação publicitária brasileira atinge US$ 54,7 milhões em 2024; presidente da APRO comenta
Empresas americanas desembolsaram milhões para a posse de Trump. Agora, ele está destruindo muitos de seus negócios
Presidente do INSS é afastado em operação da PF que mira fraude de R$ 6 bilhões; saiba quem é