Trump pretende combater o controle da China sobre minerais investindo em mineradores
Publicado 24/04/2025 • 12:32 | Atualizado há 1 dia
Trabalho com inflação está quase concluído, mas os riscos tarifários se aproximam — O que os membros do BCE disseram esta semana
Demanda por jatos particulares diminui à medida que tarifas assustam potenciais compradores
CNBC Daily Open: Mercados sobem nos EUA à medida que impulso da tecnologia compensa preocupações comerciais — por enquanto
China promete apoiar empresas à medida que guerra comercial com os EUA se agrava
Tarifas de Trump terão impacto negativo nos anúncios online da Alphabet, insinuam executivos
Publicado 24/04/2025 • 12:32 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Bandeira dos Estados Unidos e da China
Canva Images
O governo Trump está considerando investir em empresas que mineram e processam minerais essenciais, em um esforço para acabar com a dependência dos EUA de importações de países como a China, disse o Secretário do Interior, Doug Burgum, esta semana.
Leia mais
“Deveríamos pegar parte do nosso balanço e fazer investimentos”, disse Burgum na noite de quarta-feira (23), em uma conferência organizada pelo Instituto Hamm para Energia Americana. “Os EUA podem precisar fazer um investimento de capital em cada uma dessas empresas que estão competindo com a China em minerais essenciais”, disse ele.
A China despeja minerais nos mercados internacionais, derrubando os preços e dificultando a competição das empresas americanas, disse Burgum. “Você está competindo com o capital estatal porque a China está escolhendo essas áreas estrategicamente como áreas nas quais deseja investir”, disse Burgum.
Os EUA poderiam usar um veículo como um fundo soberano para investir em mineradoras nacionais focadas na extração e processamento de minerais essenciais, disse ele. “Por que o país mais rico do mundo não teria o maior fundo soberano?”, questionou o Secretário do Interior.
No início deste mês, Pequim impôs controles de exportação de elementos de terras raras — um subconjunto de minerais essenciais — em retaliação à decisão do presidente Donald Trump de aumentar as tarifas sobre produtos fabricados na China. Os elementos de terras raras são usados em indústrias-chave, incluindo defesa, energia e automóveis. Os EUA importaram 80% das terras raras que usaram em 2024, segundo o Serviço Geológico dos EUA. Cerca de 70% das importações de terras raras dos EUA vieram da China em 2023.
“Temos que voltar ao jogo”, disse Burgum, referindo-se à mineração. “Não é só perfurar, baby, perfurar. É meu, baby, meu. Se não fizermos isso como país, não teremos sucesso. Estaremos literalmente à mercê de outros que controlam nossas cadeias de suprimentos.”
O governo Trump também está considerando um fundo de seguro de risco soberano para proteger as empresas que investem em projetos aprovados contra mudanças nos ventos políticos em Washington, disse ele. Se um futuro presidente cancelar um projeto por decreto executivo, as empresas seriam ressarcidas pelo fundo, disse Burgum.
“Pense nisso como um mercado de seguros respaldado pelo governo federal”, disse Burgum. “Você precisa assinar um cheque. Deve haver um custo financeiro se você tomar essas decisões que destroem nosso balanço ou a oportunidade de uma empresa”, disse ele.
Os EUA precisam estocar minerais essenciais por meio de um mecanismo semelhante à reserva estratégica de petróleo, disse Burgum. Quando a China despeja minerais nos mercados globais e os preços despencam, os EUA devem comprar esses minerais e estocá-los, disse ele.
“Esses três fatores nos colocariam no jogo em relação aos minerais essenciais — o estoque, o seguro de risco soberano e a capacidade de assumir uma posição acionária. Estamos trabalhando nos três”, disse ele.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Trump cita Brasil como exemplo de país que "ficou rico" cobrando taxas de importação
Tarifas de Trump terão impacto negativo nos anúncios online da Alphabet, insinuam executivos
Vale encerra primeiro trimestre de 2025 com lucro líquido 17% menor na comparação com 2024
Após decisão de Moraes por condenação na Lava Jato, ex-presidente Fernando Collor é preso
CFO da Intel diz que tarifas aumentam chance de desaceleração econômica; recessão está se tornando mais provável