Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Tarifas dão à Europa uma oportunidade de se afirmar como uma superpotência, diz o governador do banco central
Publicado 24/04/2025 • 13:06 | Atualizado há 3 meses
ALERTA DE MERCADO
Apple relata maior crescimento de receita desde dezembro de 2021
Previsão sombria de lucros da Amazon ofusca resultados melhores que o esperado
Ações do Reddit disparam mais de 10% após resultados do segundo trimestre superarem expectativas
Figma mais que triplica na estreia na Bolsa de Nova York após vender ações a US$ 33
Trump estende tarifas de 25% ao México por 90 dias enquanto negociações continuam
Secretário do Tesouro dos EUA diz que o país está a caminho de um acordo comercial com a China
Publicado 24/04/2025 • 13:06 | Atualizado há 3 meses
KEY POINTS
UE pode se tornar uma superpotência econômica e geopolítica, em meio às incertezas geradas pela guerra tarifária de Trump.
Pexels
A incerteza em torno das tarifas comerciais é complexa, mas um período de incerteza também oferece à Europa a oportunidade de se afirmar como uma superpotência econômica e geopolítica, disse o governador do Banco da Letônia à CNBC nesta quinta-feira (24).
“Com toda essa incerteza e vulnerabilidade, este também é um momento de oportunidades para a Europa”, disse Mārtiņš Kazāks, que também é membro do conselho do Banco Central Europeu.
Leia mais
“É o momento para a Europa compreender todos os aspectos de ser uma superpotência econômica e se tornar uma superpotência política e geopolítica realmente completa, e isso exige tomar todas as decisões que, no passado, não foram totalmente implementadas após a crise financeira global”, disse ele. O presidente do banco central citou uma união dos mercados de capitais, uma união fiscal e um mercado único de serviços como exemplos de uma maior integração necessária.
“Isso requer vontade política, coragem política para tomar essas decisões e fortalecer a economia europeia e afirmar seu lugar em um mundo global”, disse Kazāks a Carolin Roth, da CNBC, à margem das reuniões de primavera do FMI e do Banco Mundial em Washington esta semana.
Questionado sobre o significado das tarifas para o BCE, que implementou um corte de 25 pontos-base na taxa de juros em sua reunião de abril, Kazāks afirmou que as decisões seriam tomadas “de reunião para reunião devido a essa visibilidade muito baixa”.
“A incerteza é muito difícil”, observou, acrescentando que “é certamente uma situação muito vulnerável para a economia global”.
“As declarações [políticas], as decisões políticas, o ambiente político e, especialmente, a guerra tarifária, são o que está criando essa incerteza extremamente elevada”.
Kazāks afirmou que os mercados financeiros devem ser monitorados com muita atenção para quaisquer mudanças drásticas no sentimento.
“Até agora, parece estar relativamente organizado… mas se observarmos os efeitos colaterais para a Europa, os mercados financeiros estão funcionando mais ou menos bem, não vimos spreads explodindo ou algo parecido”, disse ele.
“Mas, em termos de cenários macroeconômicos, essa incerteza é extremamente elevada, no sentido de que, dados os possíveis resultados, os múltiplos cenários e suas probabilidades são muito semelhantes ao cenário base [tarifário]”, afirmou.
Embora as tarifas iniciais anunciadas no início de abril pelo presidente dos EUA, Donald Trump, bem como as contramedidas retaliatórias da UE, tenham sido suspensas por 90 dias, até julho, há preocupações quanto ao impacto mais amplo no crescimento econômico regional e global após o término desse período.
O FMI previu, no início desta semana, que o Produto Interno Bruto dos EUA cresceria 1,8% em 2025, uma queda de 0,9 ponto percentual em relação à previsão de janeiro. O fundo também reduziu sua previsão de crescimento global para 2,8% este ano, uma queda de 0,5 ponto percentual em relação à estimativa anterior.
O fundo previu um ligeiro declínio na zona do euro, estimando que o PIB da zona do euro atingirá 0,8% em 2025, antes de uma recuperação modesta para 1,2% em 2026.
Kazāks afirmou que as previsões do FMI eram otimistas e o risco de recessão global “não era trivial”.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Microsoft equipara Nvidia e alcança US$ 4 trilhões em valor de mercado
Trump faz ultimato às farmacêuticas: empresas devem reduzir preços nos EUA em até 60 dias
Gayer: Lula debate com ministros do STF possibilidade de acionar justiça americana contra sanções a Moraes
Secretário do Tesouro dos EUA diz que o país está a caminho de um acordo comercial com a China
Lucros da Comcast superam estimativas de analistas, apesar das perdas de clientes de banda larga