Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Chefe do Banco da Inglaterra foca no “choque de crescimento” tarifário, mas minimiza risco de recessão
Publicado 24/04/2025 • 14:21 | Atualizado há 7 meses
EUA e Suíça fecham acordo comercial para reduzir tarifas a 15%
Restrições do Congresso dos EUA ao cânhamo ameaçam indústria de US$ 28 bilhões e levam empresas à ofensiva
Servidores federais começarão a receber pagamento retroativo após shutdown
Tesla faz recall de 10.500 baterias Powerwall 2 por risco de superaquecimento e incêndio
IA não é uma bolha, e sim o início de uma revolução, diz executiva do JPMorgan
Publicado 24/04/2025 • 14:21 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Pessoas andando nas ruas do Reino Unido
Pexels
O Banco da Inglaterra está focado no potencial choque de crescimento do Reino Unido causado pelas tarifas americanas caso haja uma desaceleração no comércio global, disse o governador do banco central, Andrew Bailey, na quinta-feira (24).
Leia mais
“Estamos certamente bastante focados no choque de crescimento”, disse Bailey a Sara Eisen, da CNBC, em entrevista nas Reuniões de Primavera do FMI e do Banco Mundial.
Ao se reunir em 8 de maio para discutir a política monetária, o banco central considerará “argumentos de ambos os lados” sobre o impacto das tarifas no crescimento e as restrições da oferta doméstica na inflação, disse Bailey.
“Há claramente uma questão de crescimento com a qual começamos, com o crescimento fraco… mas uma grande incógnita é quanto disso é causado pela demanda fraca, quanto é causado por uma oferta fraca”, continuou ele.
“Porque a oferta fraca, é claro, infelizmente, tem um efeito positivo na inflação. Então, precisamos equilibrar esses dois. Mas acho que a questão comercial agora é a nova parte dessa história.”
A inflação poderia ser puxada em qualquer direção por forças mais amplas, com um redirecionamento das exportações comerciais para outros mercados sendo desinflacionário, mas uma retaliação às tarifas americanas pelo governo do Reino Unido — que, segundo ele, não parecia provável — elevando a inflação.
Bailey acrescentou que não vê o Reino Unido próximo de uma recessão no momento, mas que está claro que a incerteza econômica está pesando sobre a confiança das empresas e dos consumidores.
No início desta semana, o FMI rebaixou sua previsão de crescimento para o Reino Unido em 2025 de 1,6% para 1,1%, citando o impacto das tarifas comerciais do presidente americano Donald Trump, o aumento dos custos de empréstimos e o aumento dos preços da energia.
No entanto, as previsões econômicas permanecem imersas em incertezas, à medida que os países negociam com autoridades americanas sobre a política tarifária universal de Trump, atualmente suspensa. Os EUA impuseram tarifas de 25% sobre aço, alumínio e automóveis, e uma taxa de 10% sobre outras exportações britânicas.
As autoridades britânicas expressaram esperança de chegar a um acordo comercial com a Casa Branca, com o vice-presidente americano J. D. Vance afirmando haver uma “boa chance” de um acordo.
O Banco da Inglaterra manteve as taxas de juros em 4,5% em sua reunião de março, antes de Trump chocar o mundo com a magnitude de seu anúncio de tarifas.
Os mercados agora preveem que o Banco da Inglaterra cortará as taxas para 4% até sua reunião de agosto, enquanto lida com uma perspectiva de crescimento mais fraca, juntamente com uma desaceleração da inflação.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Por que a Hapvida desabou 42% na B3 em um único dia?
2
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
3
COP30: Ajinomoto lança programa para redução de emissão de gases na pecuária; entenda
4
EXCLUSIVO: Apple recorre ao Gemini do Google para modernizar Siri e recuperar espaço na corrida da IA, afirma especialista
5
TARIFAÇO: após reunião com Rubio, Vieira espera a conclusão de um acordo provisório até o fim do mês