Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Chanceleres do BRICS se reúnem no Brasil para discutir políticas comerciais de Trump
Publicado 28/04/2025 • 13:24 | Atualizado há 7 meses
EUA e Suíça fecham acordo comercial para reduzir tarifas a 15%
Restrições do Congresso dos EUA ao cânhamo ameaçam indústria de US$ 28 bilhões e levam empresas à ofensiva
Servidores federais começarão a receber pagamento retroativo após shutdown
Tesla faz recall de 10.500 baterias Powerwall 2 por risco de superaquecimento e incêndio
IA não é uma bolha, e sim o início de uma revolução, diz executiva do JPMorgan
Publicado 28/04/2025 • 13:24 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Brics/Divulgação.
BRICS.
Diplomatas seniores do grupo de países BRICS se reuniram na segunda-feira (28) no Brasil para apresentar uma frente unida diante das políticas comerciais agressivas do presidente dos EUA, Donald Trump.
A reunião ocorre em um momento crítico para a economia mundial, após o Fundo Monetário Internacional (FMI) ter reduzido, nesta semana, as previsões de crescimento devido ao impacto das novas tarifas abrangentes do líder americano.
Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária
Risco de recessão global aumenta com impacto das tarifas dos EUA
Ministros das Relações Exteriores do bloco comercial de dez membros — que inclui o atual presidente, Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — realizarão dois dias de negociações no Rio de Janeiro, como preparação para a cúpula de líderes em julho.
Antes do encontro, o representante brasileiro do BRICS, Mauricio Lyrio, disse que os diplomatas estavam negociando uma declaração conjunta sobre “a centralidade e a importância do sistema multilateral de comércio”.
O grupo BRICS expandiu-se significativamente desde sua criação em 2009 e agora inclui Irã, Egito, Indonésia, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. Representa quase metade da população global e 39% do PIB global.
Desde que Trump retornou à Casa Branca em janeiro, ele impôs tarifas de 10% a dezenas de países, mas a China enfrenta taxas de até 145% sobre muitos produtos.
Pequim respondeu com tarifas de 125% sobre produtos americanos.
Em uma cúpula no ano passado, os membros do BRICS discutiram o aumento das transações em moedas não-dólar, o que provocou uma rápida repreensão de Trump, que os ameaçou com tarifas de 100% caso desvalorizassem a moeda americana.
O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, presidirá a reunião desta semana, que contará com a presença do russo Sergei Lavrov e do chinês Wang Yi, entre outros.
Em declarações ao jornal O Globo, Lavrov afirmou que os países do BRICS planejam “aumentar a participação das moedas nacionais nas transações” entre os Estados-membros, mas afirmou que a discussão sobre a transição para uma moeda unificada do BRICS era “prematura”.
O grupo também deve discutir a guerra na Ucrânia, enquanto Trump busca pressionar Moscou e Kiev a chegarem a um acordo de paz.
O presidente russo, Vladimir Putin, causou surpresa nesta segunda-feira (28) ao anunciar um cessar-fogo de três dias, de 8 a 10 de maio.
A Casa Branca sugeriu, no entanto, que a pausa não foi satisfatória, afirmando que Trump “deixou claro que quer ver um cessar-fogo permanente primeiro”.
Trump pareceu se voltar contra Putin no fim de semana, após um encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, no funeral do Papa Francisco, afirmando sentir que o líder russo estava “apenas me enganando”.
Ao mesmo tempo, ele vem pressionando Kiev a desistir das esperanças de recuperar a Crimeia, anexada pela Rússia.
A mudança climática também deve ser uma prioridade para o Brasil nas negociações, que ocorrerão meses antes da importante cúpula do clima da ONU, a COP30, que será realizada na cidade de Belém, no Amazonas.
Os BRICS participarão das discussões na terça-feira com outros nove países “parceiros”, incluindo vários antigos estados soviéticos, além de Cuba, Malásia, Tailândia, Uganda e Nigéria.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Por que a Hapvida desabou 42% na B3 em um único dia?
2
Maioria dos brasileiros que abriu negócio próprio quer voltar à CLT, mostra pesquisa
3
COP30: Ajinomoto lança programa para redução de emissão de gases na pecuária; entenda
4
EXCLUSIVO: Apple recorre ao Gemini do Google para modernizar Siri e recuperar espaço na corrida da IA, afirma especialista
5
TARIFAÇO: após reunião com Rubio, Vieira espera a conclusão de um acordo provisório até o fim do mês