Wegovy, da Novo Nordisk.

CNBC Novo Nordisk oferecerá Wegovy, medicamento para perda de peso, por meio de telemedicina

Mundo

Liberais de Carney vencem eleição no Canadá definida por Trump

Publicado 29/04/2025 • 08:11 | Atualizado há 10 horas

AFP

KEY POINTS

  • O primeiro-ministro Mark Carney prometeu nesta terça-feira (29) vencer os Estados Unidos na guerra comercial de Donald Trump após ganhar a eleição do Canadá e liderar seu Partido Liberal a mais um mandato no poder.
  • Após uma campanha dominada pelas tarifas de Trump e ameaças de anexação, Carney prometeu traçar "um novo caminho adiante" em um mundo "fundamentalmente mudado" por um Estados Unidos recém-hostil ao livre comércio.
  • "Vamos vencer essa guerra comercial e construir a economia mais forte do G7", disse Carney.

O economista Mark Carney, de 60 anos, nunca havia ocupado um cargo eletivo até assumir a liderança do Partido Liberal - e consequentemente o governo do Canadá - após a renúncia de Justin Trudeau

Foto: ANDREJ IVANOV/AFP

O primeiro-ministro Mark Carney prometeu nesta terça-feira (29) vencer os Estados Unidos na guerra comercial de Donald Trump após ganhar a eleição do Canadá e liderar seu Partido Liberal a mais um mandato no poder.

Mensagens de parabéns de líderes mundiais começaram a chegar, com países como China e Índia dizendo que dariam boas-vindas à cooperação com o governo de Carney.

Após uma campanha dominada pelas tarifas de Trump e ameaças de anexação, Carney prometeu traçar “um novo caminho adiante” em um mundo “fundamentalmente mudado” por um Estados Unidos recém-hostil ao livre comércio.

Leia mais:

“Superamos o choque da traição americana, mas nunca devemos esquecer as lições”, disse Carney, que liderou os bancos centrais do Canadá e do Reino Unido antes de entrar na política no início deste ano.

“Vamos vencer essa guerra comercial e construir a economia mais forte do G7”, disse ele.

Os liberais de Carney conquistaram o controle do parlamento do Canadá, mas podem ficar ligeiramente aquém da maioria.

Isso exigirá acordos com partidos menores, mas ainda representa uma recuperação extraordinária para os liberais, que no início deste ano pareciam caminhar para uma derrota esmagadora.

O Partido Conservador de Pierre Poilievre estava a caminho de vencer a eleição, mas os ataques de Trump, combinados com a saída do impopular ex-primeiro-ministro Justin Trudeau, transformaram a disputa.

Carney, que substituiu Trudeau como primeiro-ministro no mês passado, convenceu os eleitores de que sua experiência em gerenciar crises econômicas o tornava o candidato ideal para enfrentar Trump.

Poilievre, cujo partido estava a caminho de formar uma oposição forte, concedeu a derrota nesta terça-feira e prometeu trabalhar com os liberais para enfrentar Trump.

“Sempre colocaremos o Canadá em primeiro lugar”, disse Poilievre a apoiadores em Ottawa.

“Os conservadores trabalharão com o primeiro-ministro e todos os partidos com o objetivo comum de defender os interesses do Canadá e conseguir um novo acordo comercial que deixe essas tarifas para trás enquanto protege nossa soberania.”

‘Aliados mais próximos’


O líder britânico Keir Starmer parabenizou Carney e disse estar ansioso para fortalecer os laços bilaterais, acrescentando que os dois países são “os aliados, parceiros e amigos mais próximos”.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também disse esperar trabalhar com Ottawa para “defender nossos valores democráticos compartilhados, promover o multilateralismo e defender o comércio livre e justo”.

O ministério das Relações Exteriores da China disse estar “disposto a desenvolver as relações China-Canadá com base no respeito mútuo, igualdade e benefício mútuo”.

Os dois países têm tido uma relação conturbada, com Ottawa e Pequim atualmente envolvidos em uma disputa comercial sobre exportações de tecnologia e produtos agrícolas.

Enquanto isso, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse estar ansioso para expandir as relações com Ottawa e “desbloquear maiores oportunidades para nossos povos”.

O Canadá acusou Nova Délhi de estar envolvida no assassinato de um canadense que fazia campanha para a secessão dos sikhs da Índia — uma acusação que o governo de Modi negou.

‘Nós somos o Canadá’


Apoiadores liberais comemoraram a vitória de Carney em um evento de acompanhamento da apuração em Ottawa.

“Temos alguém que pode falar com o Sr. Trump no nível dele”, disse Dorothy Goubault, de 72 anos.

“O Sr. Trump é um homem de negócios. O Sr. Carney é um homem de negócios, e acho que eles podem se entender.”

Os ataques de Trump ao Canadá “realmente mobilizaram os canadenses”, disse o parlamentar liberal e membro do gabinete de Carney, Steven Guilbeault, à CBC.

Ele disse que os canadenses viam Carney como “alguém com experiência na economia”.

Carney liderou o Banco do Canadá durante a crise financeira de 2008-2009 e comandou o Banco da Inglaterra durante a turbulência que cercou o referendo do Brexit em 2016.

Saída de Trudeau


A saída de Trudeau foi crucial para a vitória liberal, que coroou uma das viradas mais dramáticas da história política canadense.

Em 6 de janeiro, dia em que Trudeau anunciou que renunciaria, os conservadores lideravam os liberais por mais de 20 pontos na maioria das pesquisas, à medida que a indignação pública com os altos custos aumentava após uma década de governo Trudeau.

Carney se distanciou de Trudeau durante toda a campanha.

Ele disse que o ex-primeiro-ministro não focou o suficiente no crescimento da economia do Canadá e eliminou um polêmico imposto sobre carbono de Trudeau que deixou muitos eleitores indignados.

Para Poilievre, um político de 45 anos que está no parlamento há duas décadas, o resultado representa uma derrota amarga.

Ele foi criticado por ter dirigido, às vezes, uma raiva contida a Trump, mas disse que queria manter o foco nas questões internas.

Na festa dos conservadores em Ottawa, Jason Piche disse à AFP que ficou surpreso com o resultado.

“Eu estava esperando uma grande comemoração esta noite”, disse Piche.


📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

MAIS EM Mundo