Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
‘O mercado está em total alerta’, diz CEO da Referência Capital sobre PIB dos EUA
Publicado 30/04/2025 • 11:26 | Atualizado há 9 meses
CEO da Nvidia nega estar insatisfeito com a OpenAI e confirma investimento ‘enorme’
Ministra das Finanças da Índia projeta consolidação fiscal moderada no orçamento
Na América Latina, mini-dramas chineses estão revolucionando o mercado de streaming
Gigante chinesa AstraZeneca vai abrir capital em Nova York nesta segunda-feira (2)
Documentos ligam Musk a conversas sobre visita à ilha privada de criminoso sexual
Publicado 30/04/2025 • 11:26 | Atualizado há 9 meses
KEY POINTS
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos será divulgado nesta quarta-feira (30), e um dos principais pontos de atenção será o déficit comercial de bens, que atingiu um recorde em março. O aumento ocorreu à medida que empresas americanas intensificaram as importações de mercadorias para se antecipar às tarifas impostas pelo ex-presidente Donald Trump.
Em entrevista ao Times Brasil — Licenciado Exclusivo CNBC, Pedro Ros, CEO da Referência Capital, analisou o cenário econômico norte-americano e os desdobramentos que podem afetar os mercados globais nesta semana decisiva.
Segundo ele, a expectativa do mercado é de uma desaceleração expressiva no crescimento econômico dos EUA no primeiro trimestre.
“Estamos esperando um crescimento do PIB americano entre 0,3% e 0,4%, representando uma desaceleração muito acentuada em relação aos 2,4% registrados no último trimestre de 2024. Isso tem gerado apreensão e incerteza no mercado.”
Ros destacou que o “tarifaço” implementado por Donald Trump contribui para esse clima de alerta nos mercados globais, especialmente ao afetar o consumo interno.
“O consumo das famílias representa cerca de 70% do PIB dos Estados Unidos. Com o aumento das tarifas sobre produtos importados, os preços subiram e já é possível observar uma redução no consumo. Isso deve impactar negativamente o desempenho da economia americana neste primeiro trimestre.”
Sobre a estratégia econômica de Trump, Ros comentou que há um esforço claro para deslocar o foco do consumo para o investimento industrial. No entanto, ele acredita que, no curto prazo, esse movimento tende a gerar efeitos adversos:
“Analisando as ações de Trump, acreditamos que esse movimento trará um impacto negativo no curto prazo, especialmente no consumo de produtos importados. As tarifas comerciais devem desacelerar o crescimento do PIB. Mas, na visão do governo, os efeitos positivos viriam apenas mais adiante, à medida que a economia se ajuste.”
Além dos Estados Unidos, o CEO também chamou a atenção para os movimentos do mercado asiático, em especial a política monetária do Japão.
“O cenário global está muito incerto. A expectativa é de que o Japão tente atrair investimentos internos diante dessa instabilidade. O mercado está atento tanto à decisão de juros lá quanto ao resultado do PIB americano. A volatilidade nos próximos dias será grande, dependendo de como esses dados forem interpretados.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Relatório aponta distorções bilionárias e crise de liquidez na Patria Investimentos; Fundo nega
2
Fictor, que fez proposta pelo Master, pede recuperação judicial
3
Investir em Tesouro Direto atrelado à inflação é a bola da vez, dizem especialistas
4
Ex-sócio do Master tenta vender o Banco Pleno em meio a crise de liquidez
5
Indicador de Incerteza da Economia atinge maior nível desde abril de 2025