Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Casa Branca se move ‘o mais rápido possível’ no acordo comercial com a Índia, diz Navarro
Publicado 30/04/2025 • 16:50 | Atualizado há 8 meses
Governo Trump afrouxa restrições à maconha
Trump muda nome do Kennedy Center; confira
Decisão do Banco do Japão pode levar juros ao maior patamar em 30 anos
SoftBank e a OpenAI criarão joint venture de serviços de IA no Japão; entenda impactos nas bolsas asiáticas
Starbucks e Burger King recorrem a fundos chineses para disputar mercado local
Publicado 30/04/2025 • 16:50 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Bandeira da Índia
Pixabay
O principal assessor comercial do presidente Donald Trump, Peter Navarro, disse na quarta-feira que a Casa Branca está agindo no “tempo Trump” ao negociar um acordo tarifário com a Índia, “ou seja, o mais rápido possível”.
“Na democracia indiana, a negociação precisa passar pelo primeiro-ministro e pelo parlamento, não podemos simplesmente fazer isso, mas estamos agindo no tempo Trump, ou seja, o mais rápido possível”, disse Navarro ao programa “Squawk on the Street”, da CNBC.
Navarro disse que o acordo comercial com a Índia está “próximo”.
Um dia antes, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse que Washington estava se aproximando de um acordo comercial com Nova Délhi.
Os comentários surgem em um momento em que investidores e consumidores estão cada vez mais céticos quanto à capacidade de Trump de executar uma série de acordos comerciais bilaterais, algo que ele prometeu fazer ao revelar seu agressivo regime tarifário no início deste mês.
As empresas esperavam que a Casa Branca pudesse fechar acordos com os maiores parceiros comerciais dos Estados Unidos antes que as tarifas massivas de Trump excluíssem importadores e exportadores americanos dos mercados globais e reduzissem o crescimento econômico dos EUA.
O Produto Interno Bruto dos EUA caiu 0,3% no primeiro trimestre do ano, impulsionado pela incerteza política em torno das guerras comerciais de Trump.
Na terça-feira, o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, afirmou que um acordo comercial já havia sido fechado. Mas ele não revelou com qual país.
“Tenho um acordo fechado, fechado, fechado, fechado, mas preciso esperar a aprovação do primeiro-ministro e do parlamento, o que espero em breve”, disse Lutnick a Brian Sullivan, da CNBC.
A Casa Branca não divulgou detalhes sobre como seria um possível acordo comercial com a Índia.
Mas até o próprio Trump insinuou que um acordo, ou pelo menos uma estrutura do tipo memorando de entendimento, pode ser iminente.
Trump disse na terça-feira que as negociações tarifárias com a Índia estão “indo muito bem” e que ele acredita que “teremos um acordo com a Índia”.
O vice-presidente J.D. Vance viajou à Índia na semana passada, onde se encontrou com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. Os dois líderes “fizeram um progresso muito bom”, disse Bessent na terça-feira.
Navarro, que afirmou não ser uma “parte ativa da negociação na mesa”, mas estar “muito envolvido com o que está sendo feito”, afirmou que o Representante Comercial dos EUA, Jamieson Greer, está “trabalhando em estreita colaboração” com Lutnick.
“O presidente é o estrategista mestre, o comandante-em-chefe. Estou aqui apenas para servir e ajudá-lo a fazer o que ele quer fazer da melhor maneira possível, tanto tática quanto estrategicamente”, disse Navarro.
–
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Com prejuízo bilionário, Correios veem crise do plano de saúde acelerar urgência por crédito
2
Família de Chorão perde direitos sobre a marca Charlie Brown Jr.; entenda as consequências
3
Serasa: inadimplência de empresas bate recorde em outubro; veja números
4
Correios: greve é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
5
Brasil ultrapassa EUA e assume liderança global na produção de carne bovina