Logotipo Apple

CNBC Tribunal conclui que Apple e executivo mentiram em julgamento contra a Epic Games

Bolsa de Valores

Bolsas nos EUA: Dow sobe mais de 100 pontos, S&P 500 registra terceiro mês consecutivo de perdas

Publicado 30/04/2025 • 18:31 | Atualizado há 11 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O S&P 500 registrou ganhos modestos na quarta-feira (30) em uma sessão de negociações volátil, depois que dados mostraram que a economia dos EUA contraiu no primeiro trimestre e os temores de recessão dos investidores aumentaram.
  • O índice amplo de mercado avançou 0,15%, fechando em 5.569,06, enquanto o Nasdaq Composite caiu 0,09%, encerrando em 17.446,34. O Dow Jones Industrial Average adicionou 141,74 pontos, ou 0,35%, encerrando em 40.669,36.
  • O amplo anúncio de tarifas “recíprocas” de Trump em 2 de abril levou o mercado de ações a uma queda brusca, com o S&P 500 chegando a cair mais de 11% em um ponto do mês e quase 20% abaixo de seu recorde de fevereiro. Uma recuperação se seguiu quando Trump recuou nas tarifas mais rígidas.
Operadores trabalham no pregão da Bolsa de Valores de Nova York, na cidade de Nova York, EUA, em 30 de abril de 2025.

Operadores trabalham no pregão da Bolsa de Valores de Nova York, na cidade de Nova York, EUA, em 30 de abril de 2025.

Brendan McDermid | Reuters (Reprodução CNBC Internacional)

O S&P 500 registrou ganhos modestos na quarta-feira (30) em uma sessão de negociações volátil, depois que dados mostraram que a economia dos EUA contraiu no primeiro trimestre e os temores de recessão dos investidores aumentaram.

O índice amplo de mercado avançou 0,15%, fechando em 5.569,06, enquanto o Nasdaq Composite caiu 0,09%, encerrando em 17.446,34. O Dow Jones Industrial Average adicionou 141,74 pontos, ou 0,35%, encerrando em 40.669,36.

Enquanto o S&P 500 e o Dow registraram, no fim das contas, seu sétimo dia consecutivo de ganhos, os investidores enfrentaram uma sessão turbulenta. Em seus níveis mais baixos, o S&P 500 caiu quase 2,3%, enquanto o Dow recuou mais de 780 pontos.

Leia também:

Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Tarifária

Ibovespa tem dia estável e avança 3,69% em abril, perto da máxima histórica

Gabinete de Trump ignora a retração da economia dos EUA

O produto interno bruto do primeiro trimestre caiu a uma taxa de 0,3%, disse o Departamento de Comércio na quarta-feira, uma reversão rápida em relação a um aumento de 2,4% no quarto trimestre. Alguns operadores observaram que os números foram distorcidos por um salto de 41% nas importações no último trimestre, à medida que as empresas buscavam se antecipar às tarifas do presidente Donald Trump. O relatório também mostrou uma grande desaceleração nos gastos do consumidor e uma queda nos gastos do governo em meio aos cortes do DOGE de Elon Musk.

Outros dados apontaram para uma economia que ainda está se mantendo. Os gastos do consumidor no primeiro trimestre cresceram em seu ritmo trimestral mais lento desde 2023. Um relatório separado mostrou que os gastos aumentaram 0,7% em março, superando os 0,5% esperados pelos economistas.

Um abril turbulento

Em uma postagem na Truth Social, Trump culpou uma “sombra de Biden” após os fracos números do PIB, dizendo às pessoas para “TER PACIÊNCIA!!!” e que suas políticas “levarão um tempo” para surtir efeito.

“A sequência contínua de reversões de políticas levou a níveis muito altos de incerteza para empresas e investidores,” disse Scott Helfstein, chefe de estratégia de investimentos na Global X ETFs. “Esse relatório deveria ser um sinal de alerta para a nova administração, mas talvez sua disposição de causar dor econômica em busca de metas de longo prazo tenha sido subestimada.”

Os operadores conseguiram ignorar os dados negativos e voltaram ao clima de compra no final da quarta-feira, encerrando uma recuperação notável das ações em abril.

O amplo anúncio de tarifas “recíprocas” de Trump em 2 de abril levou o mercado de ações a uma queda brusca, com o S&P 500 chegando a cair mais de 11% em um ponto do mês e quase 20% abaixo de seu recorde de fevereiro. Uma recuperação se seguiu quando Trump recuou nas tarifas mais rígidas.

No fim das contas, o S&P 500 terminou abril com uma perda de aproximadamente 0,8%, enquanto o Dow caiu 3,2% no período. Foi o terceiro mês consecutivo de perdas para ambos. O Nasdaq registrou um avanço de quase 0,9% no mês.


📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Bolsa de Valores